Temáticas Aprofundadas em Linguística

Objectivos

Pretende-se que, no final da unidade curricular, os/as estudantes sejam capazes de:
a) Dominar o conhecimento de temas relevantes para a investigação em Linguística e para a investigação numa dada área de especialidade, em particular;
b) Manifestar rigor teórico e capacidade de problematização, no aprofundamento de temas diferenciados;
c) Valorizar uma abordagem complexa do conhecimento, estabelecendo inter-relações entre conteúdos dos diferentes módulos e atribuindo-lhes coerência global.

Caracterização geral

Código

73213101

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria do Céu Sernache Caetano Mocho

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Bassey, E. A., ed. (2007). Indeterminacy in Terminology and LSP. Amsterdam Philadelphia: John Benjamins Publishing Company.
den Dikken, M., ed. (2013) The Cambridge Handbook of Generative Syntax. Cambridge: CUP.
Fuertes-Olivera, P. A., ed. (2017). The Routledge Handbook of Lexicography. London & New York: Routledge.
Napoli , M. & M. Ravetto, eds., (2017). Exploring Intensification. Synchronic, diachronic and cross-linguistic perspectives. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company.
Nuyts , J. & J. Auwera, eds. (2016). The Oxford Handbook of Modality and Mood. Oxford: OUP.
Olza, I.; Loureda, O.; Casado, M. (eds) (2014). Language Use in the Public Sphere. Frankfurt: Peter Lang
Stark, E. & A. Dufter, eds. (2017) Manual of Romance Morphosyntax and Syntax. Mouton de Gruyter.
Taylor, John R. 2015. The Oxford Handbook of the Word. Oxford: Oxford University Press.
Obs: List to be completed depending on the modules offered each year.

Método de ensino

Todos os módulos terão uma componente teórica, que poderá ser complementada por tarefas de problematização teórica ou análise de dados/materiais/documentos. O/A estudante deverá realizar um trabalho em formato de artigo científico, desenvolvendo um tópico relacionado com as temáticas abordadas e, desejavelmente, articulando conteúdos dos diferentes módulos e apresentá-lo oralmente.

Método de avaliação

Apresentação oral(30%), Realização de um trabalho em formato de artigo científico(70%)

Conteúdo

Em cada ano letivo serão oferecidos módulos, focando temas específicos no âmbito das diferentes subáreas do trabalho em Linguística. Através da diversidade da oferta, pretende-se cobrir diferentes necessidades e interesses: temas de ponta, que estejam no centro de debates atuais em diferentes subáreas; temas que cruzem tópicos de trabalho relevantes em diferentes subáreas, que contribuam para o desenvolvimento de propostas interdisciplinares; temas perspetivados em função da necessidade de complementar a formação em determinadas subáreas, tendo em conta perfis diversificados.