Seminário de Especialidade em Linguística e Ensino de Língua
Objetivos
a) Aprofundar o conhecimento da investigação fundamental e aplicada atual na área da linguística educacional.
b) Refletir sobre temas relevantes nas áreas de interface entre linguística, aquisição da linguagem e ensino de língua.
c) Desenvolver sentido crítico e capacidade de avaliação de propostas de análise na área da linguística educacional.
d) Desenvolver a capacidade de identificar e formular questões relevantes nesta área científica.
e) Desenvolver a capacidade de realizar um trabalho de investigação individual sobre um tópico específico da área.
Caracterização geral
Código
73213103
Créditos
10.0
Professor responsável
Ana Maria Lavadinho Madeira
Horas
Semanais - 2
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Hinkel, E. (ed.) (2017) Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning, Volume III. Routledge.
Hinkel, E. & S. Fotos (eds.) (2002) New Perspectives on Grammar Teaching in Second Language Classrooms. Routledge.
Kaplan, R. (2002) Oxford Handbook of Applied Linguistics. Oxford University Press.
Long, M. & C. J. Doughty (eds.) (2009) The Handbook of Language Teaching. Blackwell.
Rebuschat, P. (ed.) (2015) Implicit and Explicit Learning of Languages. Amsterdam: John Benjamins.
Spolsky, B. & F.M. Hult (orgs.) (2010) The Handbook of Educational Linguistics. Oxford: Blackwell.
VanPatten, B. & J. Williams (eds.) (2015) Theories in second language acquisition, 2nd ed. Routledge.
Método de ensino
Ensino:
As aulas funcionam em regime de seminário, alternando-se aulas expositivas e de discussão de leituras com apresentações de trabalhos pelos estudantes.
Método de avaliação
Métodos de avaliação - Apresentação de um projeto de investigação(30%), Participação nas sessões de seminário, com apresentação de leituras e discussão dos temas propostos, que se traduzem num portefólio de aprendizagem (70%)
Conteúdo
1. Delimitação do objeto de estudo da linguística educacional: as interfaces entre linguística, aquisição da linguagem e ensino de língua.
2. Conhecimento implícito, consciência linguística e conhecimento explícito no ensino e aprendizagem da língua.
3. O conhecimento da língua e o desenvolvimento de competências de leitura, escrita e oralidade.
4. Contributos da investigação em linguística para a definição de objetivos, conteúdos e estratégias metodológicas no ensino da língua materna e não materna.
Os tópicos específicos da unidade curricular são definidos anualmente de acordo com os interesses de investigação dos estudantes.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: