Literatura Alemã

Objetivos

• Adquirir conhecimentos de natureza estético-cultural-literária sobre o primeiro quartel do séc. XX alemão;
• Ler criticamente autores alemãs axiais;
• Desenvolver a capacidade de leitura reflexiva e interactiva dos textos literários e da sua relação com a história.

Caracterização geral

Código

722101021

Créditos

10.0

Professor responsável

Fernando Jorge de Oliveira Ribeiro

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos de nível médio de língua alemã.

Bibliografia

-AAVV (2012). Die Literarische Moderne in Europa.I Bd. Opladen:Westdeuscher
-AAVV (2010). Kafka.Handbuch.Leben-Werk-Wirkung.Stutt.:Metzler.
-AAVV (2011)Handbuch der Kunstzitate:Malerei, Skulptur, Fotografie in der deutschsprachigen Literatur der Moderne.2vols. B.: Gruyter.
-Bauer,A .(1985). Stefan Zweig, B.: Colloquium Verlag.
-Below,J.(2012). Hermann Hesse-Handbuch:Quellentexte zu Leben,Werk und Wirkung, F/M:Lang.
-Bergengruen, M.(2010).Neurasthenie : die Krankheit der Moderne und die moderne Literatur. F.a.B:Rombach.
-Dawidowski, Ch.,(2000) Die geschwächte Moderne. Robert Musils episches Frühwerk im Speigel der Epochendebatte, F/M:Lang.
-Lange, S.(2001),Raumkonstruktionen in der Moderne : Kultur, Literatur, Film,Bielefeld: Aisthesis.
-Perlmann, M.(1987). Der Traum in der literarischen Moderne : Untersuchungen zum Werk Arthur Schnitzlers.München : Fink.
-Vietta, S.(2001).Ästhetik der Moderne : Literatur und Bild.M.

Método de ensino

Exposição e leitura crítica de t. axial integral; comentário de texto complementar por obra; síntese e enquadramento histórico-cultural.
Exposição de síntese e subsequente exposição com produção de leitura encenada de obra.
É esperada uma participação activa dos estudantes nas discussões.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Apresentação e discussão de trabalho individual final com dezasseis páginas/vinte linhas/pág(40%), Duas exposições (20min.) orais e individuais sobre suporte escrito (5%+5%)(10%), Frequência com recurso a consulta de textos axiais e crítica.(50%)

Conteúdo

1.Compreensão da Modernidade em obras:1º quartel XX por estudo da crise identitária representada no narrador;observação e destaque de característicos focando «recriação» da tradição,assimilação «natural» da crise de identidade sob multiplicidade de vozes no indivíduo; e o situá-las esteticamente em contexto histórico-psicológico-sociológico, patentes em obras axiais selecionadas:Der Steppenwolf, Kurzgefasster Lebenslauf:Hesse; Ein Bericht für eine Akademie,Die Verwandlung:Kafka; Der Tod in Venedig:Th.Mann;Die Verwirrungen des jungen Törless:Musil;Traumnovelle,FräuleinElse:Schnitzler;BriefeinerUnbkannten,Vierundzwanzig Stunden aus dem Leben einer Frau:Zweig.
2.Compreensão da«construção», manifestações diegéticas:estratégia estética da Modernidade para «apresentar», em «ironia», superação pelo silêncio-perplexo no discurso, por leitura crítica de axiais. Explicitação ensaística de interacção: representação estética em realidade histórico-social englobando contemporaneidade estética.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: