Literaturas Ibéricas Comparadas

Objetivos

a) Aprofundar competências no conhecimento das literaturas da Península Ibérica, numa perspectiva da Literatura Comparada.
b) Aprofundar o conhecimento dos respectivos contextos histórico-sociais e artístico-literários, nacionais, ibéricos e europeus.
c) Conhecer os contextos, de vária ordem, que determinam aquelas construções.
d) Estudar os textos propostos com vista a preparar uma investigação pessoal.
e) Produzir trabalhos de análise textual e de reflexão teórica, aplicando os conhecimentos adquiridos.

Caracterização geral

Código

722111040

Créditos

10.0

Professor responsável

Isabel Rute Araújo Branco

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia

Bowers, Maggie Ann. 2004. Magic(al) Realism, Routledge, New York.
Guillén, Claudio. 2005. Entre lo uno y lo diverso. Introducción a la Literatura Comparada (ayer y hoy), Tusquets Editores, Barcelona.
Gracia, Jordi (ed.).2004. La llegada de los bárbaros: la recepción de la narrativa hispanoamericana en España, 1960-1981. EDHASA, Barcelona.
Melo, João de. 1998. «Gabriel García Márquez e o Realismo Mágico Latino-Americano», Camões. Revista de Letras e Culturas Lusófonas, n.º 2,.
Rico, Francisco (coord.). 2001. Historia y Crítica de la Literatura Española, Ed. Crítica, Barcelona,
Saramago, José. 1992. «A Península Ibérica entre a Europa e a América Latina», Revista Vértice, n.º 47.
Silva, Teresa Cristina Cerdeira da. 1989. José Saramago. Entre a História e a Ficção: Uma Saga de Portugueses, Dom Quixote, Lisboa.
Simson, Ingrid (ed.), 2007. América en España: influencias, intereses, imágenes, Iberoamericana/Vervuert, Frankfurt.

Método de ensino

Os seminários são de natureza teórico-prática com uma forte componente participativa da parte dos mestrandos. A componente prática destacar-se-á pelas intervenções orais dos alunos e pela análise comentada de problemas literários.

Método de avaliação

Método de Avaliação - 1- Apresentações orais, nos seminários, de leituras e de resultados de investigações em torno dos objectivos do seminário e a sua discussão em grupo (40%), 2- apresentação escrita e discussão oral de um trabalho final, individual, incluindo bibliografia (de 12 a 15 páginas), cujo projecto e elaboração são orientados pela docente(60%)

Conteúdo

1. A literatura comparada e as literaturas ibéricas.
2. O conceito de realismo mágico.
3. As origens do realismo mágico ibérico: tradições populares, práticas quotidianas, crenças e mentalidades, cultura e literatura ao longo dos séculos.
4. Os processos de recepção do realismo mágico hispano-americano na Península Ibérica nos séculos XX e XXI.
5. Literaturas ibéricas contemporâneas:
a) Mário de Carvalho (Os Casos do Beco das Sardinheiras, A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho e Contos da Sétima Esfera); e José Saramago (A Jangada de Pedra).
b) Álvaro Cunqueiro (Merlín e família); Bernardo Atxaga (Bi anai - Dos hermanos); e Xosé Luís Méndez Ferrín (Arraianos).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: