Políticas Ambientais e Desenvolvimento Sustentável

Objectivos

Conhecimento sobre o ambiente enquanto, categoria de análise, e objeto de reflexão sociológica. Conhecimento sobre a relação entre questões ambientais e questões sociais: sensibilidades ambientais e movimentos ecologistas e sociedade de risco; Conhecimento sobre as políticas ambientais e a institucionalização do direito do ambiente: conhecimento sobre os compromissos europeus e mundiais decorrentes de acordos internacionais sobre matérias ambientais, direito à informação e participação. Conhecimento sobre a evolução nacional das políticas ambientais. O conceito de desenvolvimento sustentável, âmbito, teorias e evolução dos indicadores. Análise de temáticas em torno do ambiente: movimentos sociais e ativismo; ética e justiça ambiental; saúde e ambiente.

Caracterização geral

Código

722081076

Créditos

10.0

Professor responsável

Ana Paula Bexiga Martins Arguelles Gil

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

BRUNDTLAND, G. (1991). O Nosso futuro comum. Fundação Getúlio Vargas: Rio de Janeiro. DUARTE SANTOS, F. (2007). Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente. Ed. Gradiva: Lisboa. FERNANDES, J.P. (2002). A Política e o Ambiente: a dimensão do indivíduo. Perspetivas Ecológicas. Instituto Piaget: Lisboa. PEREIRA, S.C.; REIS, J.P. e SILVA, J.C. (1985). O Ambiente na Legislação Portuguesa. Ed. Progresso Social e Democracia: Lisboa. SACHS, I. (2008). Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. Ed. Garamond: Rio de Janeiro. SCHMIDT, L.; Delicado, A. (2014). Ambiente, Alterações Climáticas, Alimentação e Energia, A opinião dos Portugueses, Lisboa, ICS. SOROMENHO- MARQUES, V.; NEVES, PATRÃO, M.C. (2017). Ambiente – ética aplicada. Lisboa: Edições 70. VAZ, Guedes, S. (2016). Ambiente em Portugal. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Método de ensino

Método de ensino: 3 horas semanais.As aulas são teórico-práticas. As aulas são de caráter expositivo, sobre a matéria teórica, por parte do docente e apresentação e discussão de textos cientificos, por parte dos alunos.

Método de avaliação

Um trabalho individual temático sobre politicas ambientais– componente escrita (60%) e apresentação oral/discussão (40%) (60%), Uma recensão critica sobre um clássico do ambiente e discussão oral(40%)

Conteúdo

1.O ambiente na reflexão sociológica: a evolução histórica e teórica

2.Modernidade, natureza, ambiente O ambiente na reflexão sociológica:dos clássicos às teorias da modernidade. Da globalização à insegurança ontológica; a sociedade de risco e a teoria da modernização ecológica.

3.Os movimentos sociais em torno do ambiente Ambiente recurso versus ambiente e Risco Ambiente e cidadania:dimensões da mobilização ambiental (ambientalistas, ecologistas, movimento bio, ativismo climático)

4.Ambiente e desenvolvimento sustentável: teorias, âmbito e evolução dos indicadores;Do global ao local; conceito de “glocal”;A pegada ecológica enquanto instrumento de avaliação do impacte ambiental;Desenvolvimento sustentável (Resiliência, Mitigação, Adaptação)

5.A institucionalização progressiva das questões ambientais: compromissos internacionais e políticas nacionais

6.Análise de temáticas em torno do ambiente:alterações climáticas, ética e justiça ambiental, o impacto do ambiente na saúde pública).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: