Seminário de Metodologias em Gestão do Território
Objetivos
O seminário insere-se na componente não letiva e destina-se a apoiar a conceção e adequado desenvolvimento metodológico dos projetos de dissertação/trabalho de projeto/estágio com relatório.
a) Desenvolver metodologias adequadas à investigação em Gestão do Território;
b) Desenvolver capacidades de investigação, de raciocínio e comunicação no âmbito dos projetos em Gestão do Território;
c) Aprofundar o conhecimento acerca das teorias e métodos da investigação em Geografia;
d) Promover o trabalho autónomo dos estudantes nas várias etapas do processo de investigação;
e) Domínio de métodos e técnicas transversais em Gestão do Território;
f) Capacidade de escolher as metodologias mais adequadas ao objecto de estudo e objetivos definidos
g) Realização de pesquisa bibliográfica, em repositórios digitais e tradicionais, assim como de leitura científica e de crítica de fontes;
h) Elaboração e apresentação de trabalhos científicos.
Caracterização geral
Código
722041109
Créditos
5.0
Professor responsável
Maria Dulce de Oliveira Pimentel Antunes
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conclusão da componente curricular (1.º ano) do Mestrado em Gestão do Território.
Bibliografia
André, I. (2005). Metodologias de Investigação em Geografia Humana. CEG/UL.
Bryman, A. (2016). Social Research Methods (5th ed.). Oxford University Press.
Clifford, N., Cope, M., Gillespie, T., & French, S. (Eds.) (2016). Key methods in geography (3rd ed.). SAGE Publications.
Coutinho, C. P. (2014). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática (2.ª ed.). Almedina.
Limb, M. & Dwyer, C. (eds.) (2001). Qualitative Methodologies for Geographers. Issues and Debates. London: Arnold
Maxwell, J. A. (2013). Qualitative Research Design. An Interactive Approach (3rd ed.) London: Sage Publications.
Quivy, R. & Van Campenhoudt, L. (2018). Manual de Investigação em Ciências Sociais (6ª ed.). Gradiva.
Silva, E. et al. (Eds.) (2015). The Routledge Handbook of Planning Research Methods. Routledge.
YIN, R. K. (2013). Case Study Research. Design and methods (5th ed.). Sage.
Método de ensino
Aulas expositivas e participativas, com apresentação de estudos de caso.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - Ensaio metodológico(60%), apresentação oral(20%), assiduidade e participação nas aulas(20%)
Conteúdo
1) Introdução aos métodos de investigação em Gestão do Território. Problematização dos assuntos do território
2) A concepção do projeto
2.1) Questões de investigação e questões da prática
2.2) Definição da problemática
2.3) Objetivos e hipóteses
2.4) Bibliografia e fontes
2.5) Revisão crítica da literatura
2.6) A escolha do método
3) Métodos e técnicas de recolha e de análise da informação
3.1) Quantitativos
3.2) Qualitativos
3.3) Análise crítica a partir de exemplos
4) Redação da dissertação/relatório
4.1) Dificuldades e erros mais frequentes
4.2) Citações, referências e plágio
5) Apresentação e discussão de propostas de metodologia(s) de investigação a desenvolver nos trabalhos.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: