Estágio com Relatório em Tradução - Área de Especialização em Alemão

Objetivos

a)Desenvolver o plano de trabalho em com vista à elaboração de um Relatório de Estágio em Tradução baseado na actividade profissional desenvolvida na instituição de acolhimento e numa problematização do estado da questão relativo à temática em causa.
b) Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos e competências transversais ao trabalho a desenvolver em contexto profissional.
c) Adquirir e desenvolver algumas das competências exigidas pelo mercado de trabalho, tais como capacidade de comunicação, trabalho em equipa, capacidade de liderança e auto­responsabilidade.
d) Promover a autonomia e estimular a criatividade e a inovação em resposta às exigências de um ambiente de trabalho profissional.
e) Redigir o Relatório numa extensão máxima de vinte e cinco páginas (excluindo bibliografia e anexos). f) Preparar a apresentação oral (em PowerPoint) do Relatório (entre quinze e vinte minutos).
g) Preparar a discussão pública do Relatório (a duração máxima não deve exceder os 90 minutos).

Caracterização geral

Código

722101019

Créditos

33.0

Professor responsável

Professor a definir - FCSH #1

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 924

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

A bibliografia específica depende da natureza do trabalho e deve ser adequada a cada Relatório de Estágio. Não obstante, indicam­se três obras de consulta geral:

The specific bibliography will depend upon the nature of the work and should be appropriate for the particular Practical Training Report. However, three works are recommended for general reading:

1) Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. 9a edição. Lisboa: Editorial Presença.

2) Fabb, N. and Durant, A. (2005). How to Write Essays and Dissertations. Second Edition.Harlow: Pearson Education.

3) McNiff, J. (2002). Action Research: Principles and Practice. London: Routledge.

Método de ensino

O estágio tem a duração de 400h, com acompanhamento de orientadores na instituição de acolhimento e docentes da FCSH. sendo objecto de avaliação formal o Relatório que incidirá sobre o trabalho desenvolvido pelo estudante. Deste modo, as metodologias de ensino assumem uma natureza de supervisão, tutoria e organização e gestão da análise e da reflexão crítica.A avaliação do Relatório, realizada em provas públicas e perante um júri, considerando: 1)identificação do tema/problema e respectiva justificação;2)originalidade e relevância da proposta e respectivo impacte na área de estudos ou na satisfação de determinados segmentos do mercado;3)demonstração da aquisição de algumas das competências exigidas pelo mercado de trabalho;4)caracterização da instituição de acolhimento;5)pertinência da bibliografia seleccionada;6) qualidade da escrita;7) qualidade da apresentação oral do trabalho em provas públicas;8)defesa e discussão pública do Relatório.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

O estágio decorre em instituição pública ou privada, mediante protocolo, e garante ao estagiário o desempenho de funções profissionais relevantes que envolvam a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na parte curricular do curso. O estágio enquadra­se num plano definido pelo responsável da instituição de acolhimento, por um ou mais orientadores da Faculdade e pelo mestrando, cabendo ao(s) orientador(s) a sua validação face aos objectivos que lhe foram atribuídos como componente não lectiva do mestrado. O Relatório de Estágio contempla a caracterização da instituição de acolhimento, da natureza do trabalho acompanhado, das tarefas concretas realizadas para o desenvolvimento do mesmo (em particular da parte que coube ao estagiário), dos problemas teórico­práticos ou metodológicos surgidos e da análise crítica das opções ou estratégias adoptadas.As perspectivas analíticas específicas e a bibliografia serão fornecidas no âmbito das sessões de orientação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: