Linguística Espanhola
Objetivos
a) Aprender a descobrir autonomamente as possibilidades que um estudo sob uma perspetiva linguística pode proporcionar para um melhor conhecimento de uma língua estrangeira
b) Adquirir noções de linguística que permitam potenciar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Espanhol.
c) Adquirir conhecimento das estruturas e modos de funcionamento do espanhol.
d) Explorar dados fonológicos, morfossintáticos, lexicais, semânticos e pragmáticos, a partir dos conhecimentos adquiridos.
e) Desenvolver a capacidade de refletir sobre diferenças entre o espanhol e outras línguas, por um lado, e entre variedades do espanhol, por outro.
Caracterização geral
Código
01100204
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Maria Lavadinho Madeira
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
BOSQUE, I. & V. Demonte (eds.) (1999) Gramática Descriptiva de la Lengua Española. Madrid: Espasa.
HUALDE, J. I., A. Olarrea & E. O'Rourke (orgs.) (2012) The Handbook of Hispanic Linguistics. Wiley-Blackwell.
HUALDE, J. I., A. Olarrea, A. M. Escobar, C. E. Travis (2010) Introducción a la Lingüística Hispánica (2ª ed.). Cambridge University Press.
MUÑOZ-BASOLS, J., N. Moreno, I. Taboada & M. Lacorte (2017) Introducción a la lingüística hispánica actual: teoría y práctica. Routledge.
RIDRUEJO, E. (ed.) (2019) Manual de Lingüística Española. Berlin/Boston: De Gruyter.
Método de ensino
Exposição dos principais conteúdos do programa, com valorização da participação ativa dos alunos. Realização de exercícios de descrição e análise de dados linguísticos e resolução de problemas em sessões práticas e em trabalho autónomo.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - (a) Participação nas aulas e trabalho autónomo(20%), (b) Dois testes escritos(80%)
Conteúdo
1. Conceitos introdutórios
Níveis de análise linguística
Norma e variação dialetal
2. Os sons
Representação dos sons do espanhol
Classificação articulatória dos sons
Fonemas e processos fonológicos
Estrutura da sílaba
Propriedades prosódicas: acento, entoação e ritmo
3. As palavras
Estrutura interna das palavras
Processos de formação de palavras
Pronomes pessoais
(a) Sistemas pronominais de tratamento
(b) Variação nos sistemas pronominais. Os fenómenos de leísmo, loísmo e laísmo.
Verbos
(a) Irregularidades dos paradigmas de conjugação verbal
(b) Aspeto verbal: pretérito perfeito, pretérito indefinido e pretérito imperfeito
(c) Tipos de verbos: auxiliares, (semi)copulativos e predicadores
4. As frases
Categorias e funções sintáticas
Alguns usos de ‘se’
Complementos diretos preposicionados
Construções de redobro de pronome clítico e de deslocação à esquerda clítica
Frases complexas: o uso do indicativo e do conjuntivo
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: