Alemão B1.2
Objetivos
Alcançar o nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas
O utilizador independente:
a) É capaz de compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes do trabalho, da escola, dos tempos livres, etc.
b) É capaz de compreender textos em que predomine uma linguagem corrente do diaadia.
c) É capaz de articular expressões de forma simples para descrever experiências e acontecimentos, sonhos, desejos e ambições e de explicar ou justificar opiniões e planos.
d) É capaz de escrever um texto articulado de forma simples sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal.
Caracterização geral
Código
711101080
Créditos
6.0
Professor responsável
Rolf Jurgen Kowitsch
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Alemão
Pré-requisitos
Alemão B1.1
Bibliografia
Dengler, Stefanie et al: Netzwerk. B1.1 (Gesamtband). München: Klett-
Langenscheidt, 2014
Basiswörterbuch Deutsch als Fremdsprache. Berlin: Cornelsen, 2013
Hering, A.; Matussek, M.; Perlmann-Balme, M.: Übungsgrammatik für die
Mittelstufe. Ismaning: Hueber, 2009
Reimann, Monika. Grundstufen-Grammatik für Deutsch als Fremdsprache. Ismaning:
Huber, 2015
Buchwald-Wargenau,Isabel. Mein Leben in Deutschland - der Orientierungskurs:
Basiswissen Politik, Geschichte, Gesellschaft. Deutsch als Fremdsprache/Kursbuch.
München: Hueber, 2019
Método de ensino
Aulas práticas: 100%
Através da didática comunicativa pretende-se promover a interação dos formandos e
alcançar uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Uma aproximação intercultural tem como objetivo um melhor entendimento da
diversidade cultural.
Método de avaliação
Método de avaliação - 1 apresentação(20%) e portefólio + participação ativa na aula (20%)(40%), 1 frequência(40%), 1 teste escrito (20%)(20%)
Conteúdo
Vocabulário e informações específicas sobre os seguintes temas: Conflitos e soluções; sentido da vida e voluntarismo; protecção do meio ambiente; meios de comunicação Estruturas: advérbios pronominais, adjectivo como genitivo, declinação com –n, a voz passiva com sein e werden, particípio do presente como adjectivo Formas de trabalho: Leitura de textos, audição de textos, produção de textos escritos e orais (diálogos, discussões, apresentações)
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: