Bases de Análise Linguística

Objectivos

Nesta unidade curricular, pretende-se que os estudantes desenvolvam competências básicas de análise linguística que lhes permitam:
1. Distinguir atitudes descritivas de atitudes normativas na análise linguística;
2. Identificar diferentes componentes da análise linguística, assim como as
unidades de análise em cada componente;
3. Conhecer e saber aplicar diferentes metodologias adequadas para a
identificação de unidades linguísticas de vários níveis;
4. Constituir paradigmas pertinentes para a análise linguística;
5. Observar regularidades e retirar conclusões a partir da manipulação de dados linguísticos;
6. Observar e comparar diferentes sistemas linguísticos;

Caracterização geral

Código

711131044

Créditos

6.0

Professor responsável

Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Cunha, C. e L. F. Lindley Cintra (1984) Nova Gramática do Português
Contemporâneo, Lisboa: Ed. J. Sá da Costa.
Duarte, I. (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Univ.
Aberta.
Finegan, E. (2014) Language: Its Structure and Use. Boston: Wadsworth,
Cengage Learning, 7ª ed.
Fromkin, V., R. Rodman and N. Hyams (2014) An Introduction to Language.
Boston: Wadsworth, Cengage Learning, 10ª ed.
Martins, A. M. e E. Carrilho (orgs.) (2016) Manual de Linguística Portuguesa.
De Gruyter Mouton.
Mateus, M. H. M. et al (orgs.) (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa:
Caminho, 5ª ed.
OGrady, W., J. Archibald and F. Katamba (2011) Contemporary Linguistics: An
Introduction (Learning About Language). Longman.
Raposo, E. et al (orgs.) (2013/2018/2020) Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Método de ensino

Aulas com uma componente teórica e uma componente prática (exercícios de treino/consolidação das aprendizagens e resolução de problemas).

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - teste final(50%), teste intermédio(30%), trabalhos práticos ao longo do semestre(20%)

Conteúdo

1. Atitudes descritivas e atitudes normativas relativamente à gramática. Componentes da gramática e unidades linguísticas.
2. Perspetivas metodológicas na análise linguística.
3. Análise de diferentes unidades linguísticas:
3.1. os sons:
a) representação dos sons;
b) fonemas e suas variantes;
c) a sílaba;
3.2. as palavras:
a) morfemas e suas variantes;
b) processos de formação de palavras;
c) classes e subclasses de palavras;
3.3. as frases:
a) constituintes da frase e funções sintáticas;
b) ordem de palavras;
c) processos de formação de frases complexas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: