Fonologia
Objetivos
a) Compreender a relação entre os sons da fala e a sua representação mental;
b) Descrever o funcionamento e a estrutura interna dos constituintes fonológicos;
c) Descrever e representar processos fonológicos nas línguas em geral e processos fonológicos frequentes do português europeu.
Caracterização geral
Código
711131050
Créditos
6.0
Professor responsável
Susana Mesquita de Deus Correia
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Goldsmith, J. A., Ed. (2011). The Handbook of Phonological Theory. Wiley‐Blackwell (2nd edition).
Mateus, M. H. & d’Andrade, E. (2000). The Phonology of Portuguese. Oxford University Press.
Mateus, M. H., Falé, I. & Freitas, M. J. (2005). Fonética e Fonologia do Português. Universidade Aberta.
Mateus, M. H. (2003). Fonologia. In Mateus, M. H., Brito, A. M., Duarte, I., Faria, I. H., Frota, S., Matos, G., Oliveira, F., Vigário, M. & Villalva, A. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Parte VI, Cap. 25. Caminho.
Mateus, M. H., Frota, S. & VIgário, M. (2003). Prosódia. In Mateus, M. H., Brito, A. M., Duarte, I., Faria, I. H., Frota, S., Matos, G., Oliveira, F., Vigário, M. & Villalva, A. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Parte VI, Cap. 26. Caminho.
Método de ensino
As aulas são expositivas e práticas. Nas aulas expositivas, são apresentados e desenvolvidos os conteúdos do programa. As aulas práticas são usadas para a realização/correção de exercícios.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - Participação construtiva nas aulas e Trabalho autónomo (10%+10%)(20%), Teste final(40%), Teste intermédio(40%)
Conteúdo
1. História dos estudos em Fonologia
a. Estruturalismo
b. Pós-estruturalismo
2. Fonologia segmental
a. Traços distintivos
b. Geometria de traços
3. Fonologia suprassegmental
a. Sílaba
b. Palavra prosódica e acento de palavra
c. Ritmo
d. Entoação