Análise das Músicas de Transmissão Oral

Objetivos

a) Familiarizar os alunos com formas e modelos de música de tradição não erudita.
b) Promover um conhecimento alargado das práticas musicais de diferentes tradições do mundo.
c) Suscitar o interesse e tornar acessível o conhecimento de várias tipologias de análise musical.
d) Incentivar a articulação da análise musical com debates teóricos e de problematização no domínio da Musicologia e da Etnomusicologia

Caracterização geral

Código

01100369

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro Miguel Meio-Tostão Roxo

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N.a.

Bibliografia

COVACH, J. (1997) Understanding Rock: Essays in Musical Analysis. Oxford:Oxford Univ.Press.
EVANS, D. (2001). Blues. In Ellen K. (ed.). The Garland Encyclopedia of World Music.The United States and Canada. New York: Garland Publishing.
KIPPEN, JAMES R. (2001). Hindustani Tala. In Alison A. (ed.). The Garland Encyclopedia of World Music. South Asia - The Indian Subcontinent. New York: Garland Publishing.
MARCUS, S. (2007). Music in Egypt: Experiencing Music, Expressing Culture. Oxford: Oxford University Press.
MACHIN, D. (2010). Analyzing Popular Music. London: SAGE
MONSON, I. (2001) Jazz. In The Garland Encyclopedia of World Music.The United States and Canada. New York:Garland Publishing.
MOORE, Allan (2012). Song Means: Analyzing and Interpreting Popular Music. Farnham: Ashgate.

RACY, A. J. (2003). Making Music in the Arab World: The Culture and Artistry of Tarab. Cambridge: Cambridge University Press.
RUCKERT, G.; WIDDESS, R. (2001). Hindustani Raga. In A. Arnold (ed.). The Garland Encyclopedia of World Music. South Asia-The Indian Subcontinent. New York: Garland Publishing.

Método de ensino

As aulas estruturam-se em torno da apresentação e discussão dos problemas e temas de reflexão do programa, através da exposição por parte do docente, incluindo a escuta e análise de exemplos musicais. Está igualmente contemplado o recurso a materiais audiovisuais e à performance ao vivo em sala de aula, com recurso a instrumentos musicais associados às práticas em análise. É obrigatória a presença, no mínimo, em 75% das aulas. Os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante devem certificar a sua situação junto dos professores.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - Frequência escrita individual (40%), Realização de um trabalho de investigação para cada um dos professores (Pedro Roxo e Rui Pereira Jorge [30% cada trabalho](60%)

Conteúdo

1. Sistema melódico da música do norte da Índia - Hindustani Raag
2. Sistema rítmico da música do norte da Índia - Hindustani Taal;
3. A música Árabe na teoria e na prática: uma introdução;
4. Análise da organização melódica e rítmica: Maqam e iqa´;
5. Maqam e iqa´: Análise da organização formal e improvisação;
6. Maqam e iqa´: Prática performativa
7. Blues. Contexto e história
8. Blues. Escalas e Progressões harmónicas
9. Blues. Performance do blues
10. Jazz. Análise de standards
11. Performance de jazz standards
12. Surgimento do rock´n´roll e da música pop: respectivas inovações;
13. Análise do formato canção: letra e música, estrutura verso/refrão e múltiplas variações
14. Papel da organologia na música pop/rock: amplificação, guitarra eléctrica, sintetizador, computador;
15. Gravação e edição
16. Ferramentas de análise: partituras, cifra, registo de estúdio e registo ao vivo
17. Rock. Prática de análise musical: harmonia, melodia, estruturas, arranjos e orquestração

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: