Teoria e Método das Ciências Musicais
Objetivos
No fim da presente Unidade Curricular o estudante deve:
a) possuir uma perspetiva histórica dos principais paradigmas e transformações
epistemológicas do campo disciplinar da Musicologia;
b) conhecer e dominar um leque alargado de abordagens e metodologias usados na
investigação musicológica atual;
c) saber identificar e aplicar abordagens e metodologias apropriados de acordo com
as características de um determinado projeto e as tarefas associadas;
d) conhecer e saber utilizar diversos modelos de escrita académica; dominar normas e
meios atuais de comunicação de resultados da investigação.
Caracterização geral
Código
711021056
Créditos
6.0
Professor responsável
Paula Cristina Roberto Gomes Ribeiro Brandão
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
COOK, Nicholas. 1998. Music, a very short introduction. Oxford: Oxford University
Press.
COUTINHO, Clara Pereira. 2018. Metodologia de investigação em ciências sociais e
humanas – teoria e prática. Lisboa: Almedina
HARPER-SCOTT, J.P.E e SAMSON, Jim. Ed. 2009. An introduction to music studies.
Cambridge: Cambridge University Press.
KERMAN, Joseph. 1985. Musicology. London: Fontana Paperbacks/William Collins.
MCMILLAN, Kathleen, WEYERS, Jonathan. 2010. How to write dissertations and
project report., Harlow: Prentice Hall.
QUIVY, Raymond e CAMPENHOUDT, Luc Van. 2016. Manual de investigação em
ciências sociais. Lisboa: Gradiva.
TURABIAN, Kate L. 2008. A manual for writers of research papers, theses, and
dissertations, Chicago, London: University of Chicago Press.
SADIE, Stanley and TYRELL, John. Eds. 2001. New Grove Dictionary of Music and
Musicians, 29 vols. Oxford: Oxford University Press.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas. O método de ensino inclui componentes expositivas, leitura e
realização de exercícios, trabalhos individuais e de grupo, debates nas aulas,
exposições orais e a realização de um projeto de investigação.
Método de avaliação
Método de avaliação - um projeto de investigação realizado em grupo e sua discussão na aula(40%), uma prova escrita(25%), uma recensão e apresentação oral (25%), exercícios e exposições realizadas ao longo do semestre e participação ativa na aula(35%)
Conteúdo
A disponibilizar brevemente