Prática Interpretativa

Objectivos

No final desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
a) Interpretar reportório vocal seleccionado;
b) Improvisar em contextos tonais pré-definidos;
c) Improvisar usando um amplo espectro de recursos expressivos vocais e corporais;
d) Analisar práticas vocais e de movimento mostrando capacidades introspectivas e críticas.

Caracterização geral

Código

711021060

Créditos

6.0

Professor responsável

Helena Maria Ferreira Rodrigues da Silva

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Campo, G. & Molik, Z. (2012). Trabalho de Voz e Corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowski. São Paulo: É Realizações.
Gordon, E. (2005). Harmonic Improvisation for Adult Musicians. Chicago: GIA.
Jordan, J. & Shenenberger, M. (2004). Ear Training Immersion Exercises for Choirs. Chicago: GIA.
Nachmanovitch, S. (1990). Ser Criativo - o poder da improvisação na vida e na arte. São Paulo: Summus
Editorial Schafer, M. (1991). O ouvido pensante. São Paulo: UNESP.

Método de ensino

Actividades de voz e movimento lideradas pela docente. Exercícios a solo, em duo, trio e quartetos. Aulas abertas com a participação de docentes convidados. Audição e visionamento de suportes educativos de natureza artística: análise, discussão e introspecção

Método de avaliação

Método de avaliação - Prova prática final a definir de acordo com teste diagnóstico a realizar no início do semestre, incluindo uma actividade musical de interpretação e outra de improvisação(20%), Qualidade de participação nas aulas e documento constituído por sínteses reflexivas relativas a cada uma das aulas(80%)# Método de avaliação - Prova prática final a definir de acordo com teste diagnóstico a realizar no início do semestre, incluindo uma actividade musical de interpretação e outra de improvisação(20%), Qualidade de participação nas aulas e documento constituído por sínteses reflexivas relativas a cada uma das aulas(80%)

Conteúdo

1. Trabalho prático ao nível físico e vocal.
2. Prática em conjunto de música vocal:
2.1. Execução de reportório vocal de várias épocas, de diferente natureza.
2.2. Prática de improvisação livre.
2.3. Prática de improvisação em contexto tonal.
3. Apreciação de trabalhos artísticos, com particular destaque para trabalhos de natureza músico-teatral e obras vocais.
4. Assistência a ensaios/contacto com artistas e especialistas na área de técnicas específicas no âmbito dos estudos da voz e do movimento.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: