Sociologia da Música - Teoria e Método
Objetivos
No fim da disciplina os estudantes devem:
a) conhecer o campo, objetos de estudo, principais temáticas e problemas da sociologia da música;
b) compreender e saber aplicar conceitos, quadros teóricos e métodos da sociologia da música;
c) conhecer e saber usar instrumentos e princípios de sociologia da música num processo de investigação;
d) saber discutir e comparar diferentes posições conceptuais e teóricas no domínio da sociologia da música e situá-las no contexto das ciências sociais e humanas;
e) ter aprofundado competências de autonomia intelectual e pensamento crítico;
f) realizar trabalho no campo visado.
Caracterização geral
Código
711021070
Créditos
6.0
Professor responsável
Paula Cristina Roberto Gomes Ribeiro Brandão
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Adorno, Theodor. W. 2009. Introdução à sociologia da música. São Paulo: UNESP.
Becker, Howard S. 2010. Mundos da arte.Lisboa: Livros Horizonte.
Bennet, Andy e Steve Waksman. Eds. 2015. The SAGE Handbook of popular music. London: SAGE.
DeNora, T. 2000. Music in everyday life. Cambridge: Cambridge University Press.
Hennion, A. 1993. La passion musicale. Une sociologie de la médiation. Paris: Métailié.
Shepherd, John, e K. Devine. Eds. 2015. The Routledge reader on the sociology of music. New York: Routledge.
Small, Christopher. 1998. Musicking: The meanings of performing and listening. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press.
Método de ensino
As aulas são teórico-práticas. Os processos de ensino-aprendizagem fazem amplo uso de meios audiovisuais e têm base no modelo de aprendizagem ativa. Entre as metodologias usadas contam-se: exposição e demonstração, discussão, audição, aprendizagem colaborativa, revisão de literatura, resolução de problemas e exercícios, estudo de casos, interpretação de exemplos musicais e audiovisuais, apresentações individuais e de grupo, redação de ensaios, entre outros.
Método de avaliação
Método de avaliação - prova escrita presencial(45%), participação ativa em exercícios individuais ou de grupo, leituras e debates realizados durante as aulas(10%), trabalho escrito de 3.500-4.500 palavras sobre um tópico a definir, a ser exposto e discutido na aula e precedido pela entrega de um plano de trabalho (45%)
Conteúdo
1. Introdução ao campo, objetos, teorias, metodologias e conceitos chave da sociologia da música (Adorno, Carvalho, Ellis, Scott, DeNora, Green, Bourdieu, Shepherd et al), no contexto das ciências sociais e humanas em geral, e da musicologia em particular.
2. Mapeamento teórico-metodológico da disciplina, das fundações à atualidade (de Simmel, Schutz, Weber, Adorno, Silbermann e Becker a Carvalho, Bennett, DeNora, Frith, Hennion, Shepherd ou Martin).
3. Problemas e temáticas em sociologia da música:
3.1. Música como instrumento de ordenação social e tecnologia de identidade (DeNora, Small, Martin, Shepherd e Devine...);
3.2. Cenas musicais, paisagens sonoras e culturas de gosto (DeNora, Peterson e Bennet, Schafer, Frith, Bourdieu, DeNora, Thornton...)
3.3. Tecnologias, media e indústrias musicais (Hesmondhalgh, Frith, Adorno, Théberge, Cook...)
3.4. Música, género, política e movimentos sociais (Solie, Citron, McClary, Cloonan, Bourdieu, Carvalho...)