Sociologia da Música - Teoria e Método

Objectivos

No fim da disciplina os estudantes devem:
a) conhecer o campo, objetos de estudo, principais temáticas e problemas da sociologia da música;

b) compreender e saber aplicar conceitos, quadros teóricos e métodos da sociologia da música; 

c) conhecer e saber usar instrumentos e princípios de sociologia da música num processo de investigação;

d) saber discutir e comparar diferentes posições conceptuais e teóricas no domínio da sociologia da música e situá-las no contexto das ciências sociais e humanas;

e) ter aprofundado competências de autonomia intelectual e pensamento crítico;

f) realizar trabalho no campo visado.

Caracterização geral

Código

711021070

Créditos

6.0

Professor responsável

Paula Cristina Roberto Gomes Ribeiro Brandão

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Adorno, Theodor. W. 2009. Introdução à sociologia da música. São Paulo: UNESP.

Becker, Howard S. 2010. Mundos da arte.Lisboa: Livros Horizonte.

Bennet, Andy e Steve Waksman. Eds. 2015. The SAGE Handbook of popular music. London: SAGE.

DeNora, T. 2000. Music in everyday life. Cambridge: Cambridge University Press.

Hennion, A. 1993. La passion musicale. Une sociologie de la médiation. Paris: Métailié. 

Shepherd, John, e K. Devine. Eds. 2015. The Routledge reader on the sociology of music. New York: Routledge.

Small, Christopher. 1998. Musicking: The meanings of performing and listening. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press.

Método de ensino

As aulas são teórico-práticas. Os processos de ensino-aprendizagem fazem amplo uso de meios audiovisuais e têm base no modelo de aprendizagem ativa. Entre as metodologias usadas contam-se: exposição e demonstração, discussão, audição, aprendizagem colaborativa, revisão de literatura, resolução de problemas e exercícios, estudo de casos, interpretação de exemplos musicais e audiovisuais, apresentações individuais e de grupo, redação de ensaios, entre outros.

Método de avaliação

Método de avaliação - prova escrita presencial(45%), participação ativa em exercícios individuais ou de grupo, leituras e debates realizados durante as aulas(10%), trabalho escrito de 3.500-4.500 palavras sobre um tópico a definir, a ser exposto e discutido na aula e precedido pela entrega de um plano de trabalho (45%)

Conteúdo

1. Introdução ao campo, objetos, teorias, metodologias e conceitos chave da sociologia da música (Adorno, Carvalho, Ellis, Scott, DeNora, Green, Bourdieu, Shepherd et al), no contexto das ciências sociais e humanas em geral, e da musicologia em particular.

2. Mapeamento teórico-metodológico da disciplina, das fundações à atualidade (de Simmel, Schutz, Weber, Adorno, Silbermann e Becker a Carvalho, Bennett, DeNora, Frith, Hennion, Shepherd ou Martin).

3. Problemas e temáticas em sociologia da música:

3.1. Música como instrumento de ordenação social e tecnologia de identidade (DeNora, Small, Martin, Shepherd e Devine...);

3.2. Cenas musicais, paisagens sonoras e culturas de gosto (DeNora, Peterson e Bennet, Schafer, Frith, Bourdieu, DeNora, Thornton...)

3.3. Tecnologias, media e indústrias musicais (Hesmondhalgh, Frith, Adorno, Théberge, Cook...)

3.4. Música, género, política e movimentos sociais (Solie, Citron, McClary, Cloonan, Bourdieu, Carvalho...)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: