Música e Tecnologias do Som

Objetivos

a) Conhecer os desenvolvimentos das tecnologias do som e o seu impacto nas práticas musicais ao longo do séc. XX;
b) Compreender os processos de emergência e expansão das indústrias do som e dos instrumentos musicais;
c) Relacionar a emergência das tecnologias do som com a mudança nas práticas musicais e a reconfiguração de géneros e estilos no universo da música popular com particular enfoque na indústria fonográfica.

Caracterização geral

Código

711021079

Créditos

6.0

Professor responsável

António José Rodrigues Tilly dos Santos

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Gottlieb, G. (2007). Shaping Sound in the Studio and Beyond: Audio Aesthetics and Technology. Boston: Delmar.
Middleton, P. & Gurevitz, S. (2008). Music Technology Workbook Key concepts and pratical projects. Oxford: Elsevier Ldt.
Moorefield, V. (2005). The Producer as Composer: From the Illusion of Reality to the Reality of Illusion. Cambridge, MA: The MIT Press.
Negus, K. (1992). Producing Pop: Culture and Conflict in the Popular Music Industry. London: Edward Arnold.
Théberge, P. (1997). Any Sound You Can Imagine: Making Music/Consuming Technology. Hanover, NH: Wesleyan University Press.
Wurtzler, S. J. (2007). Electric sounds: technological change and the rise of corporate mass media. New York: Columbia University Press.

#

Gottlieb, G. (2007). Shaping Sound in the Studio and Beyond: Audio Aesthetics and Technology. Boston: Delmar.
Middleton, P. & Gurevitz, S. (2008). Music Technology Workbook Key
concepts and pratical projects. Oxford:
Elsevier Ldt.
Moorefield, V. (2005). The Producer as Composer: From the Illusion of Reality to the Reality of Illusion.
Cambridge, MA: The MIT Press.
Negus, K. (1992). Producing Pop: Culture and Conflict in the Popular Music Industry. London: Edward Arnold.
Théberge, P. (1997). Any Sound You Can Imagine: Making Music/Consuming Technology. Hanover, NH:
Wesleyan University Press.
Wurtzler, S. J. (2007). Electric sounds: technological change and the rise of corporate mass media. New York:
Columbia University Press.

Método de ensino

As aulas seguem uma metodologia teórico-prática, com uma primeira componente expositiva de conteúdos considerando as dimensões histórica e estilística das tecnologias da gravação do som musical acompanhada da audição crítica de repertórios musicais; e uma segunda componente prática, de carácter laboratorial, assente na experimentação de processos de produção musical e análise comparativa de resultados.

Método de avaliação

Método de avaliação - trabalho prático de produção musical acompanhado de relatório com a fundamentação e explicação dos processos, métodos e tecnologias de produção(50%), prova escrita, contemplando as matérias estudadas para avaliação da compreensão dos processos tecnológicos e conceitos subjacentes(50%)

Conteúdo

1. Relação entre tecnologias do som e as indústrias musicais no séc. XX: as indústrias fonográfica e de teledifusão.
2. A electrificação do som.
3. Formas de registo e reprodução do som: captação, gravação e amplificação sonora.
4. A gravação multipista (multitrack recording).
5. Processos de síntese e processamento do som nas práticas musicais e na produção de fonogramas.
6. A digitalização do som.
7. O Musical Instrument Digital Interface (MIDI).
8. Análise do som musical a partir de fonogramas.
9. Sistemas de Audio e MIdi integrados: as Digital Audio Workstations (DAW).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: