Formação Musical 2
Objetivos
Consolidar conhecimentos da teoria musical; desenvolver a leitura e a escrita musical; fornecer competências para ler partituras corais, de canto e piano e de orquestra, à primeira vista, extraindo delas o que é mais significativo, ou cantadas e / ao piano, detalhadamente.
Caracterização geral
Código
711021090
Créditos
3.0
Professor responsável
Svetlana Yurievna Poliakova
Horas
Semanais - 4
Totais - 84
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
BENNETT, Roy, Como ler uma partiture (Score Reading), Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1990.
BENNETT, Roy, Elementos Básicos da Música, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1990.
CARSE, Adam, The History of Orchestration, London, Dover, 1964.
LINDENBERG, E., Comment Lire une Partition dOrchestre, Paris, Heugel, 1952.
MORRIS, R & FERGUSON, Howard, Preparatory Exercises in Score Reading, Oxford, Oxford University Press, 1985.
PISTON, Walter, Orcheastration, London, Victor Gollancz LTD, 1969.
SPITZER, John & ZASLAW, Neal, The Birth of the Orchestra, Oxford, Oxford University Press, 2004.
Partituras corais e orquestrais (excertos) de várias épocas e géneros.
Método de ensino
As aulas consistem em 1. componente teórica que prevê a exposição por parte do docente de elementos programáticos do conteúdo da disciplina, e 2. componente práctica que inclui a realização de exercícios. Os dois componentes integram cada aula, na proporção de 20% (componente teórica) e 80% (componente prática). Principais formas de estudo: leitura solfejada e entoada de partes vocais e instrumentais, com ou sem transposição, em várias claves, inclusive nas claves antigas; leitura rítmica a um ou vários níveis; redução de escrita em texturas variáveis até ao elemento básico, tanto a nível da escrita como ao piano; transcrição da escrita coral e de agrupamentos instrumentais para piano; instrumentação de excertos escritos para o piano; análise de vários elementos de partituras. Metodologias a aplicar pressupõem a diferenciação simultânea de níveis de dificuldade das tarefas propostas.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - Avaliação é realizada através de dois testes que combinam elementos teóricos e auditivos (40% x 2)(80%), e um teste ao piano (20%)
Conteúdo
Revisão das prácticas da escrita musical da tradição europeia. Escrita musical entre os séculos XVII-XXI: parâmetros da escrita - altura, ritmo, textura, dinâmica, andamento, agógica, timbre, articulação; música e palavra. Escrita na época barroca: claves antigas, particularidades paleográficas na escrita de acidentes, baixo cifrado, tablaturas. Tipos de agrupamentos estabelecidos na época do classicismo: escrita para piano, canto e piano, conjuntos vocais e instrumentais de câmara, orquestra de câmara, orquestra sinfónica, ópera e oratório. Escrita coral: tipologia. Escrita orquestral: introdução à história da orquestração; instrumentos e suas famílias, disposição de instrumentos numa sala de concerto e numa partitura.