Epistemologia

Objetivos

1. Adquirir uma visão geral dos problemas que se debatem na epistemologia contemporânea.
2. Relacionar os problemas do conhecimento com a epistemologia atual.
3. Compreender as questões fundamentais da relação da filosofia com as várias ciências.

 

Caracterização geral

Código

01102003

Créditos

6.0

Professor responsável

Nuno Carlos da Silva Carvalho Costa Venturinha

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

KANT, I. (1911) Kritik der reinen Vernunft: Kant‘s gesammelte Schriften, vol. 3. Berlim: Georg Reimer; (1985) Crítica da Razão Pura. Lisboa: FCG. [Pt. II, Cap. II, Sec. III]
– (1923) Logik: Kant‘s gesammelte Schriften, vol. 9, 1-150. Berlim: De Gruyter; (2009) Lógica. Lisboa: Texto & Grafia. [Int., Caps. IX-X]
RUSSELL, B. (1912) The Problems of Philosophy. Londres: Williams & Norgate; (2008) Os Problemas da Filosofia. Lisboa: Edições 70. [Cap. V]
SOSA, E., KIM, J., FANTL, J., McGRATH, M., eds. (2008) Epistemology: An Anthology, 2.ª ed. Oxford: Blackwell.
WITTGENSTEIN, L. (1984) Philosophische Untersuchungen: Werkausgabe, vol. 1, 225-580. Frankfurt: Suhrkamp; (1987) Investigações Filosóficas. In Tratado Lógico-Filosófico e Investigações Filosóficas, 159-611. Lisboa: FCG. [§§466-490]
– (1984) Über Gewissheit: Werkausgabe, vol. 8, 113-257. Frankfurt: Suhrkamp; (1990) Da Certeza. Lisboa: Edições 70. [§§66-192, 340-359]

Informação bibliográfica adicional será fornecida no início do curso.

Método de ensino

O método de ensino adotado combina a exposição baseada na leitura e comentário de textos com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - cada aluno deve escrever um ensaio que sumarie os temas abordados na segunda parte do curso(30%), exame escrito sobre a primeira parte do curso(50%), preparar uma recensão de um artigo ou capítulo de livro contemporâneo, a escolher de uma lista de textos selecionados pelo docente, que será apresentada e discutida em aula(20%)

Conteúdo

1 Fundamentos da epistemologia contemporânea
1.1 A metaepistemologia de Kant
1.2 Russell e as origens da epistemologia analítica
1.3 Wittgenstein no cruzamento entre o positivismo lógico do Círculo de Viena e o realismo do senso comum de Moore
2 Principais tendências da epistemologia contemporânea
2.1 Os paradoxos de Gettier e a inadequação da definição padronizada de conhecimento enquanto crença verdadeira justificada: internismo vs. externismo
2.2 A naturalização da epistemologia proposta por Quine: rejeitando uma epistemologia centrada na justificação
2.3 Dretske e a teoria das alternativas relevantes: o seu impacto sobre a teoria confiabilista da justificação de Goldman
2.4 O contextualismo epistémico: DeRose, falibilismo e a solução para o ceticismo
2.5 Nem falibilismo nem ceticismo: a conceção infalibilista do conhecimento de Lewis
2.6 Epistemologia da virtude: habilidade cognitiva de Sosa a Pritchard
2.7 Crer e saber: a epistemologia da prioridade do conhecimento de Williamson

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: