Filosofia da Mente

Objectivos

No final, os alunos compreenderão os principais problemas da Filosofia da Mente e reconhecerão a interconexão com algumas das questões tradicionais de outras áreas da filosofia. Estarão familiarizados com as principais idéias da filosofia da mente, bem como argumentos clássicos para o seu desenvolvimento e a terminologia técnica necessária para a compreender (Identificação de Erro Categórico, Qualia, Realização Múltipla, etc.), bem como ser capaz de articular os argumentos para e contra as posições centrais sobre as suas questões. Além disso, reforçarão as suas habilidades de analisar textos filosóficos e levantar questões relevantes para sua interpretação e para o desenvolvimento da reflexão filosófica. Serão também capazes de estabelecer um diálogo filosófico com questões contemporâneas, como com os dados recentes de neurociência, as posturas pedagógicas e os vários problemas éticos e políticos do mundo actual.

Turma B lecionada em inglês

Caracterização geral

Código

711031057

Créditos

6.0

Professor responsável

Nuno Carlos da Silva Carvalho Costa Venturinha

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Parte I (Nuno Venturinha)

ARISTÓTELES (1936) Peri psyches / On the Soul, in On the Soul - Parva Naturalia - On Breath (tr. W. S. Hett): Aristotle in Twenty-Three Volumes, vol. VIII, 1-203. Cambridge, MA: Harvard University Press; (2010) Sobre a Alma (tr. A. M. Lóio): Obras Completas de Aristóteles, vol. III, t. I. Lisboa: INCM.
BENNETT, M. R. (2007) Development of the Concept of Mind. Australian and New Zealand Journal of Phychiatry 41: 943-956.
DESCARTES, R. (1973) Meditationes de prima philosophia: OEuvres de Descartes, vol. VII. Paris: Vrin; (1992) Meditações sobre a Filosofia Primeira (tr. G. de Fraga). Coimbra: Almedina.

Parte II (Dina Mendonça)

CLARK, A. & CHALMERS, D. (1998) The Extended Mind. Analysis 58: 7-19.
GALLAGHER, S. & ZAHAVI, D., eds. (2020) The Phenomenological Mind: An Introduction to Philosophy of Mind and Cognitive Science, 3.ª ed. Londres: Routledge.
Ryle, G. (2009). Descartes' Myth, in The Concept of Mind, 60th anniversary edition, 1-13. Londres: Routledge.

Método de ensino

Exposição baseada na leitura e comentário de textos.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - Dois exames (50% + 50%)(100%)

Conteúdo

O conceito de mente tem uma longa história na tradição filosófica ocidental que é essencial para se compreender questões atuais em filosofia da mente e ciência cognitiva. A primeira parte do curso começa com um estudo de conceções clássicas da “psyché” incidindo em particular sobre o monismo de Aristóteles no De Anima. Considerar-se-á depois a conceção dualista da mente de Descartes nas Meditações sobre a Filosofia Primeira e toda uma série de problemas que originou. A segunda parte tratará alguns dos problemas que a dimensão subjetiva levanta no âmbito da filosofia da mente indicando algumas das contribuições fundamentais no seu desenvolvimento assim como algumas investigações recentes nesta área. Serão exploradas questões como: Que diferença fazem as sensações para uma compreensão da teoria da mente? Será que os processos mentais podem ser concebidos para além das fronteiras do corpo humano? De que forma a filosofia das emoções contribui para o desenvolvimento da filosofia da mente?

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: