Filosofia da Natureza

Objetivos

a) Situar a Filosofia da Natureza no quadro geral dos saberes filosóficos;
b) Identificar e enunciar com rigor as principais questões abordadas pela Filosofia da Natureza;
c) Conhecer directamente alguns dos textos mais relevantes da tradição filosófica no âmbito da Filosofia da Natureza;
d) Aprofundar as noções de natureza e de natural e situar estes conceitos no quadro dos conceitos com que mantêm relações de complementaridade ou de oposição;
e) Aprofundar questões relevantes da Filosofia da Natureza.

Caracterização geral

Código

711031065

Créditos

6.0

Professor responsável

Marta Maria Anjos Galego de Mendonça

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nenhum

Bibliografia

H. Bedau, C. Cleveland (Eds.). (2010). The Nature of Life: Classical and Contemporary perspectives from Philosophy of Science New York: Cambridge University Press.

Cleland, C. (2019), The Quest for a Universal Theory of Life. Cambridge: Cambridge University Press.

André Pichot, Histoire de la notion de vie. Paris: Gallimard, 1993.

Erwin Schrödinger (1993), What is Life? Cambridge: Cambridge University Press

Josef Seifert (1997), What is life? The Originality, Irreducibility and Value of Life. Amsterdam: Rodopi.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas; conjugam a análise e o debate livre dos problemas e o seu tratamento em textos clássicos da literatura filosófica.

Método de avaliação

Método de avaliação - 1. Participação em aula (10%), 2. Prova escrita a meio do semestre (25%), 3. Prova escrita no final do semestre(65%)

Conteúdo

A natureza da vida – conceções clássicas e leituras contemporâneas

 

A vida – a sua natureza, a sua singularidade, os processos e os fenómenos que a definem, etc. – é um tópico clássico da Filosofia da Natureza e continua a ser um dos mais enigmáticos. O que carateriza a vida como tal? Que fenómenos a acompanham de forma necessária? Que processos se requerem para falar de vida ou de realidades vivas?

O curso debruça-se sobre estas questões e aborda as principais respostas filosóficas que lhe foram dadas. Na primeira parte do curso, caraterizar-se-ão as conceções clássicas da vida, pondo em confronto as explicações reducionistas e não reducionistas da vida e dos processos vitais. Na segunda parte, serão exploradas algumas questões filosóficas suscitadas pelas novas formas de vida artificial e pela biologia sintética.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: