História de Portugal Medieval (Séculos XIII-XV)

Objectivos

a) Relacionar as diferentes dimensões espacio-temporais da História de Portugal Medieval, séculos XIII a XV;
b) Identificar os principais processos políticos, económicos, sociais e culturais que se desenvolveram em Portugal nos séculos XIII a XV;
c) Entender o processo de expansão ultramarina tendo em conta o contexto e as transformações vividas pelo reino nos séculos finais da Idade Média;
d) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados e a bibliografia fundamental com elas associada;
e) Promover o contacto dos alunos com as fontes medievais portuguesas e a possibilidade de se iniciarem no seu estudo ;
f) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas da época medieval;
g) Adquirir conhecimentos que habilitem o aluno a um prosseguimento aprofundado de estudos da Época Medieval.

Caracterização geral

Código

01100916

Créditos

6.0

Professor responsável

Amélia Aurora Aguiar de Andrade

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

MATTOSO, José (dir.), História de Portugal, vol. II – A Monarquia feudal (1096-1480), coord. José MATTOSO, Lisboa, Círculo de Leitores, 1993.
MATTOSO, José, Identificação de um País. Oposição, vol. 2 de Obras Completas de José Mattoso, Lisboa, Círculo de Leitores, 2001 e Identificação de um País. Composição, vol. 3 de Obras Completas de José Mattoso, Lisboa, Círculo de Leitores, 2001.
SERRÃO, Joel e MARQUES, A.H. de Oliveira (dir.), Nova História de Portugal, vol. III – Portugal em definição de fronteiras. Do Condado Portucalense à Crise do século XIV, coord. Maria Helena da Cruz COELHO e Armando Luís de Carvalho HOMEM, Lisboa, Editorial Presença, 1996.
SERRÃO, Joel e MARQUES, A.H. de Oliveira (dir.), Nova História de Portugal, vol. IV – Portugal na Crise dos Séculos XIV e XV, de A. H. de Oliveira Marques, Lisboa, Editorial Presença, 1987.
SARAIVA, José Hermano (dir.), História de Portugal, vol. III, Lisboa, Edições Alfa, 1983.

Método de ensino

Método de ensino: Aulas de carácter teórico e prático, articulando a exposição de matérias pelos docentes com a análise e o comentário de documentos históricos e textos historiográficos relativos à época, com participação dos alunos.

Método de avaliação

teste escrito presencial com consulta(60%), trabalho de grupo com apresentação e discissão em contexto de sala de aula(40%)

Conteúdo

1. Considerações prévias: a historiografia sobre a Idade Média Portuguesa (sécs. XIII-XV) e as fontes disponíveis para o seu estudo.
2. A condução dionisina do reino e as tensões do final de reinado.
3. Os tempos de crise: as dimensões de um difícil contexto económico, social e político e as respostas da governança.
4. A crise dinástica: do reinado de D. Fernando à ascensão ao trono de D. João I.
5. A nova dinastia de Avis: recomposições e estratégias de afirmação.
6. De Alfarrobeira a Tordesilhas: as vicissitudes de um reino em tempos de crescimento económico e de expansão territorial.
7. Transições: os desafios do alargamento espacial; ajustamentos do tecido social; o reforço do intervencionismo régio e o acentuar do centralismo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: