História do Médio Oriente Antigo

Objetivos

1. Saber relacionar as diferentes dimensões espácio-temporais inerentes ao Médio Oriente antigo e compreendê-las numa perspectiva simultaneamente sincrónica e diacrónica;
2. Conhecer as principais e mais actuais interpretações historiográficas relativas às temáticas estudadas;
3. Conhecer os principais documentos históricos e ser capaz de os analisar e interpretar, compreendendo-os no seu contexto histórico;
4. Conhecer o contexto político, social, económico, cultural e religioso relativo ao Médio Oriente antigo;
5. Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual adequados à disciplina;
6. Adquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo do Médio Oriente antigo.

Caracterização geral

Código

01100949

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Cristina Gomes de Almeida

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica.

Bibliografia

Akkermans, P. (2009). The Archaeology of Syria. From Complex Hunter-Gatherers to early Urban Societies (ca.16,000-300 BC). Cambridge: Cambridge University Press.
Margueron, J.-C. (1991). Les Mesopotamiens. Paris : Armand Colin.
Sanmartín, J. y Serrano, J. M. (1998). Historia Antigua del Próximo Oriente: Mesopotamia y Egipto. Madrid: Ediciones Akkal.
Pollock, S. (1999). Ancient Mesopotamia. Cambridge: Cambridge University Press.

Postgate, J.N. (1992). Early Mesopotamia. Society and Economy at the dawn of History, London /New York: Routledge.

Método de ensino

As sessões têm um cariz teórico-prático, onde os discentes devem participar activamente na discussão de bibliografia e de fontes (escritas, iconográficas e materiais) específicas.

Método de avaliação

Método de avaliação - A avaliação baseia-se num trabalho escrito(50%), e numa frequência, onde a análise das fontes interligada com a bibliografia especializada é privilegiada.(50%)

Conteúdo

1.Perspectivas de análise e de investigação 
1.1 Horizontes geográfico e cronológico do estudo: as periodizações
1.2 As fontes para o estudo das civilizações pré-clássicas
1.3 Da Orientalística (séc.XIX) às áreas especializadas no presente
1.4 Os novos objectos de estudo e as novas perspectivas de abordagem
2.Origens do Estado e a sua organização
2.1 A emergência do Estado: da cidade-estado às formações políticas mais complexas
2.2 A instituição real: a sua legitimação ideológica
2.3 As limitações políticas da instituição real 
3. A sociedade
3.1 A estratificação social e os modelos sociais 
3.2 As redes de sociabilidade:
3.3 O mundo urbano e sedentário vs. o mundo nómada
4.A economia
4.1 Recursos económicos
4.2 Actividades económicas
4.3 O comércio a longa distância
5. A religião como fenómeno estruturante
5.1 As teologias: o legado sumério e a identidade semítica
5.2 O culto e as práticas religiosas
5.3 O sincretismo religioso

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: