História Medieval (Séculos XII-XV)

Objectivos

a) Adquirir conhecimento sobre a historiografia e as principais tendências da investigação actual acerca do período em estudo.
b) Desenvolver a capacidade de compreensão dos principais acontecimentos e processos que caracterizam o período e os espaços históricos estudados.
c) familiarizar-se com as metodologias de análise de fontes históricas.
d) Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando o vocabulário e as categorias específicas da época medieval.
e) Desenvolver uma atitude reflexiva e crítica

Caracterização geral

Código

01100962

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria João Violante Branco

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

- BARTLETT, Robert, The Making of Europe: Conquest, Colonization and Cultural Change (959-1350), Penguin Books,1994
- BALARD, Michel, GENET, Jean-Philippe e ROUCHE Michel, A Idade Média no Ocidente. Dos Bárbaros ao Renascimento, Lisboa, Publ. D. Quixote, 1994
- BLOCKMANS, Wim, HOPPENBROUWERS, Peter. Introduction to Medieval Europe (300-1500), 3rd edition, London & New York, Routledge, 2018
- CLARAMUNT, S., PORTELA, E., GONZÁLEZ, M & MITRE, E, Historia de la Edad Media, 2ª ed, 5ª reimpr., Barcelona, Ariel, 2003
-JORDAN, William Chester, Europe in the High Middle Ages, The Penguin History of Europe, London, Penguin Books, 2001
- LINEHAN, Peter, NELSON, Janet, COSTAMBEYS, Marios,(ed.), The medieval World, 2nd ed., London, Routledge, 2018
-POWER, Daniel, The Central Middle Ages, Col. Short History of Europe, Oxford, Oxford University Press, 2006
-WHICKAM. Chris, Medieval Europe, from the breakup of the Roman Empire to the Reformation, New Haven & London, Yale University Press, 2017

Método de ensino

Método de ensino: Presencial, com aulas teóricas (60%) e práticas (40%)
Realização de 2 trabalhos práticos: um a apresentar em aula, em grupo, para desenvolvimento das capacidades de exposição oral; outro, individual e a apresentar por escrito, para apreciação da expressão escrita.
Os trabalhos podem ser: comentário de texto historiográfico, comentário de documento histórico, elaboração de um questionário de investigação sobre um tema, bibliografia crítica sobre um tema, comentário crítico de um filme , preparação de um artigo/ power point para exposição oral na aula, elaboração de uma wiki ou outros que impliquem uma abordagem crítica e trabalho de investigação pessoal e em grupo e desenvolvimento das capacidades de exposição escrita e oral.

Método de avaliação

2 trabalhos escritos(60%), Teste escrito com consulta(40%)

Conteúdo

Módulo 1. Os séculos Centrais da Idade Média: o “Longo século XII” e o “Revolucionário século XIII”
1. O que têm de “longo” e de “revolucionário” os séculos XII e XIII?
2. A Universidade Medieval
3. As Cruzadas e os Estados Cristãos de Jerusalém
4. A Institucionalização dos poderes
5. Novos pactos: 1212-1215 e o Ocidente Medieval
6. A Cristandade e os séculos XII e XIII.
7. O Papado no Século XII e no Século XIII
8. Economia e Comércio
9. A arte e a Literatura

Módulo 2. O Século XIV. Crise(s) e resiliência.
1. “Crise”, que “Crise”? Quantas crises?
2. A Guerra dos Cem Anos
3. A Peste Negra, a Fome e o Medo
4. A economia: do campo à cidade
5. Resistência.
6. Possibilidades

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: