História Moderna (Séculos XVII-XVIII)
Objetivos
a)Identificar os principais processos políticos, económicos, sociais e culturais que se desenvolveram na Europa dos séculos XVII e XVIII.
b)Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados.
c)Conhecer a bibliografia fundamental sobre o tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos do mesmo.
d)Adquirir conhecimentos que habilitem o aluno a um prosseguimento aprofundado de estudos sobre a época moderna.
Caracterização geral
Código
01100984
Créditos
6.0
Professor responsável
António Manuel de Almeida Camões Gouveia
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
BLANNING, T. C. W., The Culture of Power and the Power of Culture. Old Regime Europe 1660-1789, Oxford, Oxford University Press, 2002.
CHECA, Fernando & José Miguel Morán, El Barroco. El arte y los sistema visuales, Madrid, Istmo, 1989.
COSANDEY, Fanny & Isabelle Poutrin, Monarchies Espagnole et Française, 1550-1714, Paris, Atlande, 2001.
COSTA, Pietro, Civitas. Storia della Cittadinanza in Europa, Bari, Laterza, 1999.
FLORISTÁN IMIZCOZ, Alfredo (org.) Historia Moderna Universal, Barcelona, Ed. Ariel, 2002.
Método de ensino
Aulas de índole teórica.
Aulas práticas:
-exercício de comentário de documentos;
-apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
Método de avaliação
Método de avaliação - duas provas escritas.(100%)
Conteúdo
-A Europa na viragem para o século XVII.
-A Monarquia Hispânica: uma monarquia compósita.
-A ascensão da França, da Inglaterra e das Províncias Unidas.
-As várias tradições do saber durante o período de Seiscentos.
-A transformação das concepções políticas.
-A preponderância da França. A dinâmica imperial da Monarquia Francesa.
-A Europa do Tratado de Utrecht e a ascensão da dinastia dos Bourbons na Península Ibérica.
-Rumo a um novo entendimento do homem e da natureza.
-A Áustria sob a imperatriz Maria Teresa.
-O colonialismo europeu em meados de Setecentos.
-A crise do sistema político do Antigo Regime.