Pré-História

Objetivos

a) Reconhecer a Pré-História como domínio científico essencial para uma visão crítica da História da Humanidade;
b) Conhecer e interpretar, (sincrónica e diacronicamente), as várias etapas do processo de hominização, tal como as dinâmicas do aparecimento e desenvolvimento das primeiras sociedades humanas, do Paleolítico à Idade do Bronze;
c) Avaliar a importância relativa de um testemunho arqueológico, identificando e relacionando os elementos necessários à construção e sustentação críticas do discurso historiográfico;
d) Conhecer as mais recentes e actualizadas tendências da produção científica nos planos da análise e da síntese historiográfica;
e) Ser capaz de expor os conhecimentos adquiridos de forma problematizante, fazendo uso de vocabulário específico e integrando-os no universo conceptual próprio da disciplina;
f) Possuir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo da Pré-História.

Caracterização geral

Código

01101024

Créditos

6.0

Professor responsável

João Carlos Muralha Cardoso

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

ARSUAGA, J., MARTINEZ, I., (1998) La espécie elegida. La larga marcha de la evolucion humana, Temas de Hoy
BOYD, R.; SILK, J.B. (2009). How humans evolved (5th ed.). New York: W.W. Norton. ANT 1227 (UNLFCSH/BMSC) – 57707
COPPENS, Y., e PICQ, P. (dir.) (2001), Aux origines de l’Humanité, Vol.1 e 2, Paris, Librairie Arthème Fayard.
CUNLIFE, Barry, (2001), The Oxford Illustrated History of Prehistoric Europe, Oxford University Press
EIROA, Juan, (2000), Nociones de Prehistoria General, Barcelona, Editorial Ariel.
GOSDEN, Chris, (2003), Prehistory, A very short introduction, Oxford University Press.
HUBLIN, Jean-Jacques, (2007), Quand d’autres homes peuplaient la Terre, Flammarion.
RENFREW, C.; BAHN, P. G. (2016). Archaeology: Theories, Methods, and Practice (7th ed.). London: Thames e Hudson. ARQ REF 4 (UNLFCSH) – 64480
SCARRE, Chris, (2005), The Human Past, Londres, Thames and Hudson.
VV.AA. (1996), História da Humanidade, Vol.1-A Pré-história e o início da Civilização, Lisboa, editorial

Método de ensino

Aulas presenciais, teórico-práticas, com recurso abundante à imagem (iconografia específica), e análise crítica de textos.

Método de avaliação

Métodos de avaliação - Recensão crítica(50%), Teste escrito presencial(50%)

Conteúdo

0. Introdução: O estudo do passado humano.
0.1 Pré-história e Arqueologia Pré-histórica.
0.2 Génese e desenvolvimento dos estudos pré-históricos.
0.3 O enquadramento geológico e cronológico.
1. O processo de hominização.
1.1 Modelos teóricos sobre a evolução das espécies.
1.2 Dos primeiros primatas aos primeiros hominídeos.
1.3 Os hominídeos dispersam-se pelo mundo.
1.4 O homem de Neanderthal e os homens modernos.
2. As sociedades de caçadores-recolectores.
2.1 Tecnologias e estratégias de subsistência.
2.2 As primeiras sepulturas e as manifestações artísticas do paleolítico superior.
2.3 Um novo quadro ambiental; o Holoceno.
2.4. Os caçadores-recolectores do Mesolítico; a economia de amplo espectro.
3. O Neolítico.
3.1 Aparecimento da economia de produção.
3.2 O Neolítico e a neolitização
3.3 As construções monumentais da Europa atlântica; o “megalitismo”.
4. Transformação das sociedades agrárias: O Calcolítico e a Idade do Bronze.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: