História do Livro Impresso

Objetivos

a) Compreender e identificar as diferentes fases por que passou a tipografia desde o seu aparecimento até actualidade;
b) Aprender a distinguir os diferentes «tipos» gráficos quer pelo desenho das formas da escrita, quer pelas suas funções
dentro do parque tipográfico;
c) Apreender o processo de impressão, analisando as diferentes fases: planeamento e regramento do livro, composição,
impressão, montagem e encadernação;
d) Conhecer os elementos gráficos que integram um livro: capitulares, tarjas decorativas e gravuras;
e) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados.
f)Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos do mesmo.
g) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas dos
temas abordados

Caracterização geral

Código

711051152

Créditos

6.0

Professor responsável

João José Alves Dias

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem      

Bibliografia

Anselmo, Artur – Estudos de história do livro, Lisboa, Guimarães Editores, 1997
----------------------, Origens da imprensa em Portugal, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1981
Bouza Álavres, Fernando J. – Del escribano a la Biblioteca, Madrid, Editorial sintesis, 1992
Dias, João José Alves – Craesbeeck: Uma dinastia de impressores em Portugal, Lisboa, APLA, 1996
--------------------------- Iniciação à Bibliofilia, Lisboa, Pró-Associação Portuguesa de Alfarrabistas, 1994
Furtado, José Afonso – O Livro, Lisboa, Difusão Cultural, 1995
Martínez de Sousa, José – Pequena Historia del libro, Barcelona, Ed. Labor, 1992.
McMurtrie, Douglas – O livro: Impressão e Fabrico, Lisboa, FCG, 1969
Saraiva, António José – História da Cultura em Portugal, 3 vols., Lisboa, 1950-52

Método de ensino

Aulas teórico-práticas em que os alunos entraram em contacto com os livros acompanhando a exposição magistral do
docente. Aulas práticas em que são analisadas, comentadas e apreendidas as matérias expostas.

Método de avaliação

Método de avaliação - participação do discente na resolução dos exercícios elaborados para aferir a aprendizagem, a assiduidade e a participação nas aulas e no blogue da cadeira(20%), realização de um teste escrito (40%), realização de um trabalho prático com interpretação dos dados investigados(40%)

Conteúdo

1. Conceito de História do Livro Impresso
2. A forma de fixação do verbo
3. A produção do Livro
4. O Livro
5. O público e a procura do Livro
6. Os Livros marcantes da Civilização
7. Conclusão

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: