História da Arte da Antiguidade Tardia

Objetivos

a) Eliminar eventuais preconceitos e estereótipos sobre a Idade Média e a arte
medieval;
b) Problematizar sobre a terminologia utilizada por diversas disciplinas ao abordar o estudo da Idade Média e da arte medieval;
c) Analisar as principais produções artísticas criadas desde o século IV até ao século X, com especial foco nos territórios de Eurásia e Norte de Africa.

Caracterização geral

Código

01100561

Créditos

6.0

Professor responsável

Alicia Miguélez Cavero

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

ALBIN, A. et al. (ed.), Whose Middle Ages? Teachable Moments for an Ill-used Past, Fordham Series in Medieval Studies, 2019.
BANDINELLI, R.B. The Late Empire. Roman Art A.D. 200-400, Nova Iorque: 1977.
DELIYANNIS, D. et al., Fifty Early Medieval Things. Materials of Culture in Late Antiquity and the Early Middle Ages, Ithaca and London: Cornell University Press, 2019.
GARCÍA MARCILLA, J. V. (dir.), Historia del Arte Medieval. Valencia: Publicacions Universitat de València, 2012.
McCLENDON, C. B., The Origins of Medieval Architecture. Building in Europe 600-900 AD, New Haven – London, 2005.
NEES, L., Early Medieval Art. Oxford: University Press, 2002.
NORMORE, CH. (ed.), Re-Assessing the Global Turn in Medieval Art History, Leeds: ARC Humanities Press, 2018
SPIER, J. (ed.). Picturing the Bible. The Earliest Christian Art. Forth Worths: Kimbell Art Museum, 2007.
WICKHAM, C., The inheritance of Rome: illuminating the Dark Ages, 400-1000, London: Penguin Books, 2009.

Método de ensino

O método de ensino baseia-se em aulas teóricas com a apresentação de conteúdos por parte da professora e aulas práticas, com a participação ativa dos estudantes, a partir de leituras efetuadas previamente, e a apresentação de variados recursos didáticos e virtuais. Considera-se que a participação ativa e dinâmica do/a aluno/a será fulcral. 

Método de avaliação

Método de avaliação - 1. Trabalho(50%), 2. Teste(25%), 3. Participação ativa nas aulas e no fórum virtual de discussão da plataforma NONIO, sendo este um elemento de avaliação contínua ao longo de todo o semestre(25%)

Conteúdo

Introdução:
Contextualização geográfica e temporal. Objetivos, metodologia e fontes
I PARTE: O território do Império Romano nos séculos IV-V
II PARTE: O mosaico artístico nos séculos V-VIII na Eurásia e Norte de África
III PARTE: O mosaico artístico nos séculos IX-X na Eurásia e Norte de África

 

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: