História da Arte do Século XIX
Objetivos
1) Conhecer os principais movimentos, propostas e questões que marcam a arte, a arquitectura, a cidade e a cultura estética europeias;
2) Problematizar a produção artística e arquitectónica no quadro dos fenómenos de autonomização da esfera artística e da construção do Modernismo, bem como de questões associadas como o fenómeno de subjectivação do gosto, a afirmação de novas categorias estéticas, a maturação da consciência histórica e patrimonial, a invenção da fotografia;
3) Compreender a importância das transformações da experiência urbana, nomeadamente as alterações ao nível das imagens e das representações da cidade;
4) Conhecer os contextos de circulação e recepção das artes visuais, analisando a exposição como evento, lugar de legitimação, meio de propaganda, reacção e manifesto.
5) Desenvolver competências críticas e de investigação.
Caracterização geral
Código
01100594
Créditos
6.0
Professor responsável
Mariana Ferreira Roquette Teixeira
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Adams, Steven, L’Ècole de Barbizon aux sources de l´Impressionisme, London, Phaidon, 1994.
Altshuler, Bruce, Salon to Biennial – Exhibitions that Made Art History: 1863-1959, Vol 1, New York: Phaidon Press Inc., 2008
Bergdoll, Barry, European Architecture 1750-1890, Oxford, University Press, 2000.
Bozal, Valeriano (ed.), Historia de las ideas estéticas y de las teorías artísticas contemporáneas, vol.1., Madrid, La Balsa de la Medusa, 2000.
Clark, T.J., The Painting of Modern Life: Paris in the Art of Manet and his followers, New Jersey, Princeton Unv. Press, 1999 [1984].
Clark, T.J., Farewell to an idea: Episodes from a History of Modernism. – New Haven: Yale University Press, 1999.
Eisenman, Stephen (ed.), Nineteenth Century Art: a Critical History, London, Thames & Hudson, 2002.
Frascina, Francis, Modernity and Modernism: French painting in the nineteenth century, New Haven, Yale Univ. Press, 1993.
Método de ensino
Aulas expositivas teóricas asseguradas pela docente, seguidas da análise e discussão de textos pré-definidos (baseada numa antologia disponibilizada aos alunos via moodle). Os trabalhos finais de investigação realizados em grupos de 2 ou 3 alunos são também apresentados e discutidos em regime de seminário (trabalhos têm 10 a 15 pags). Estes trabalhos estão relacionados com os conteúdos programáticos e são entregues no termo do semestre.
Método de avaliação
Método de avaliação - teste final escrito(40%), apresentação e discussão dos trabalhos finais (40%), apresentação e discussão na aula dos textos da antologia(20%)
Conteúdo
- O Século das Luzes e a construção da modernidade. A questão da autonomia da arte. A noção de gosto. As novas categorias estéticas: o pitoresco e o sublime.
-Situação da pintura e escultura europeias na passagem para o século XIX. Produção artística em França de David a Delacroix. Goya, Füssli e Blake. O paisagismo inglês e o seu impacto no Salon de 1824.
- Os arquitectos visionários e o neoclassicismo na arquitectura francesa: de Soufflot a Durand. Palladianismo, revivalismos históricos e o pitoresco no Reino Unido. A arquitectura alemã: Klenze e Schinkel. O neogótico e o debate sobre o restauro de monumentos históricos: Pugin, Ruskin e Viollet-le-Duc.
-A renovação da cidade de Paris, “a capital do século XIX”. Baudelaire.
- A génese do Modernismo. A pintura de paisagem em França: Corot e a Escola de Barbizon. A Exposição Universal de 1855 e a reacção de Courbet. O Salon des Refusés (1863), a primeira exposição Impressionista (1874) e o primeiro Salon des Indépendants (1884)