História da Arte Gótica

Objetivos

Identificar os elementos estruturais e estéticos definidores da arte da Baixa Idade Média; Relacionar o aparecimento da arquitectura e arte gótica com o ambiente político, social, económico e cultural da época; Caracterizar os principais momentos da evolução da arquitectura gótica em França, Italia, Inglaterra, Espanha; Integrar o desenvolvimento da escultura gótica na evolução das mentalidades medievais; Identificar as novas propostas iconográficas da arte gótica; Conhecer a relação da arte medieval com a cor, os suportes usados e as diferentes sensibilidades artísticas que atravessam a Europa; Reconhecer e integrar as manifestações do tardo-gótico nas mudanças ocorridas na sociedade do final da Idade Média.

Caracterização geral

Código

01100607

Créditos

6.0

Professor responsável

Carla Maria Lagoas Gaspar Varela Fernandes

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Daussy, S. D. & Timbert, A. (Eds.), Architecture et sculpture gothiques. Renouvellement des méthods et des regards. Rennes : Presses Univ. Rennes, 2012.
Duby, G., O Tempo das Catedrais. A Arte e a Sociedade (940-1420). Lisboa: Editorial Estampa, 1979
Erlande-Brandenburg, A., La cathédrale gotique, Paris: Mame, 1990.
Focillon, H., Arte do Ocidente: a Idade Média, Românica e Gótica, Lisboa: Estampa, 1980.
Martin, T. (ed.), Reassessing the roles of women as ‘makers’ of medieval art and architecture. Leiden: Brill, 2012.
Panofsky, E., Abbot Suger on the Abbey Church of St. Denis and its Art Treasures. Princeton: Princeton University Press, 1979.
Rudolph, C. A Companion to Medieval Art. Romanesque and Gothic in Northern Europe. Blackwell, 2009.
Schmitt, J.-C., La raison des gestes dans l´Occident médiéval. Paris: Gallimard, 1990.
Sears, E., and Thelma K. T., (eds). Reading Medieval Images: the art historian and the object. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2002.

 

Método de ensino

O método de ensino baseia-se em aulas teóricas com a apresentação de conteúdos por parte da professora e aulas práticas, com a participação ativa dos estudantes, a partir de leituras efetuadas previamente, e a apresentação de variados recursos didáticos e virtuais. Considera-se que a participação ativa e dinâmica do/a aluno/a será fulcral. Realizar-se-á uma visita de estudo ao Mosteiro de Santa Maria a Vitória (Batalha)

Método de avaliação

Método de avaliação - Relatório sobre a visita de estudo/assistência a uma conferência sobre o conteúdo da unidade curricular (25%), Participação ativa na aula e no fórum virtual de discussão da plataforma Moodle, sendo este um elemento de avaliação contínua ao longo de todo o semestre (25%), Teste(50%)

Conteúdo

1. A Arte da Baixa Idade Média. Contexto histórico
2. Fontes para o estudo da Arte da Baixa Idade Média. Historiografia e teoria do Gótico
3. Os agentes envolvidos na criação artística durante a Baixa Idade Média. Autores intelectuais e materiais
4. A cidade durante a Baixa Idade Média
5. A geografia da arte gótica: o desenvolvimento de novas formas arquitetónicas em França, Itália, Inglaterra, Espanha
6. A decoração escultórica durante a Baixa Idade Média
7. As artes da cor no gótico europeio.
8. A conquista funerária do espaço arquitetónico
9. Imagens de devoção durante a Baixa Idade Média.
10. Flandres, centro criador e difusor de formas nos finais da Idade Média

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: