História da Arte Românica

Objetivos

a)Eliminar eventuais preconceitos e estereótipos sobre a Idade Média e a arte
medieval;
b) Problematizar sobre a terminologia utilizada por diversas disciplinas ao abordar
o estudo da Idade Média e da arte medieval;
c) Analisar as principais produções artísticas criadas no Ocidente desde o século IV
até ao século XII.

 

Caracterização geral

Código

01100618

Créditos

6.0

Professor responsável

Alicia Miguélez Cavero

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

DURLIAT, M., L´art roman, Paris: Lucien Mazenod, 1982
GARCÍA MARCILLA, J. V. (dir.), Historia del Arte Medieval. Valencia: Publicacions Universitat de València, 2012.
GRABAR, A., Les voies de la création en iconographie chrétienne. Paris: Flammarion, 1979..
McCLENDON, C. B., The Origins of Medieval Architecture. Building in Europe 600-900 AD. New Haven – London, 2005.
NEES, L., Early Medieval Art. Oxford: University Press, 2002.
RAMÍREZ, J. A. (dir.), Historia del Arte. Vol. II: La Edad Media. Madrid: Alianza Editorial, 1999.
SCHAPIRO, M., Romanesque Art. Selected papers, London: Thames and Hudson, 1993.
SPIER, J. (ed.). Picturing the Bible. The Earliest Christian Art. Forth Worths: Kimbell Art Museum, 2007.
VAUCHEZ, A., A espiritualidade da Idade Média Ocidental. Séc. VIII-XIII. Lisboa: Estampa, 1995.
WIRTH, J. L´image médiévale. Naissance et Développements (VI-XVe Siècle), Paris: Klincksieck, 1989.

Método de ensino

O método de ensino baseia-se em aulas teóricas com a apresentação de conteúdos por parte da professora e aulas práticas, com a participação ativa dos estudantes, a partir de leituras efetuadas previamente, e a apresentação de variados recursos didáticos e virtuais. Considera-se que a participação ativa e dinâmica do/a aluno/a será fulcral. Realizar-se-á uma visita de estudo ao Mosteiro de Alcobaça

Método de avaliação

Método de avaliação - Participação ativa na aula e no fórum virtual de discussão da plataforma Moodle, sendo este um elemento de avaliação contínua ao longo de todo o semestre(25%), Relatório sobre a visita de estudo/assistência a uma conferência sobre o conteúdo da unidade curricular(25%), Teste (50%)

Conteúdo

1. Introdução. "Uma permeável linha vermelha: a arte antiga e a arte medieval". Contextualização histórica, geográfica e tempora. Objetivos, metodologia e fontes
2. O território do Império Romano nos séculos IV-V. As origens da arte cristã
3. O mosaico artístico do Ocidente romano-germânico nos séculos V-VIII
4. O Ocidente medieval nos séculos VIII-X. A arte carolingia
5. A Europa do Ano 1000. A arte do Império Otoniano: formas artísticas para um ideário político
6. A Arte da Península Ibérica nos séculos VIII-X
7. A génese da arte românica: problemas conceituais e cronológicos
8. A arquitectura românica e a sua disseminação no Occidente Medieval
9. O portal românico e a evolução da escultura nos séculos XI-XII
10. As artes da cor nos séculos XI-XII

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: