Artes Decorativas
Objetivos
No final do semestre, os alunos deverão estar capacitados para: - Aplicar os instrumentos específicos de leitura interpretativa dos objetos de artes decorativas; - Identificar e compreender as diferentes cronologias, modelos e ornamentos aplicados, das diferentes artes abordadas, no seu contexto internacional e nacional; - Reconhecer a problemática inerente ao estudo das Artes Decorativas, sua história e projeção futura; - Elaborar um discurso articulado, versando os temas da disciplina, que demonstre, quer a solidez das fontes consultadas, quer o domínio do vocabulário específico; - Elaborar pesquisas autónomas com base na bibliografia fundamental produzida sobre os temas.
Caracterização geral
Código
01100635
Créditos
6.0
Professor responsável
Sabina de Cavi
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
não aplicável
Bibliografia
- AA.VV. Artes Decorativas Portuguesas no Museu Nacional de Arte Antiga, séc. XV a XVIII. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1979. - As Artes Decorativas e a Expansão Portuguesa: Imaginário e Viagem. Actas do 20º Colóquio de Artes Decorativas: 10º Simpósio Internacional. Lisboa: ESAD, 2010. - História da Arte Portuguesa. Dir. Paulo Pereira. 3 Vols. Lisboa: Temas e Debates, 1995. - L´Art décoratif en Europe. Dir. Alain Gruber. 3 Vols. Paris: Citadelles & Mazenod, 1992-1994. - SANTOS, Reinaldo dos. Oito Séculos de Arte Portuguesa. 3 Vols. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidade, 1966-1970. - Thesaurus. Vocabulário de Objectos do Culto Católico. Dir. Natália Correia Guedes. Vila Viçosa / Lisboa: Fundação da Casa de Bragança, Universidade Católica Portuguesa, 2004.
Método de ensino
A exposição de matéria e respetiva discussão em sala de aula será complementada pela bibliografia recomendada. Serão organizadas visitas de estudo e serão também disponibilizados materiais em plataforma digital.
Método de avaliação
Método de avaliação - assiduidade e participação nas aulas (10%), dois testes, um a meio do semestre (30%), outro no final (30%)(60%), duas apresentações orais de uma reflexão sobre um tema de artes decorativas (30%)
Conteúdo
1. O conceito de “artes decorativas”: história e atualidade. O ornamento: conceito, defensores e detratores.
2. A talha em Portugal. Materiais, técnicas, artistas e modos de produção. Do tardo gótico ao maneirismo. Permanências e mudanças. O período barroco. Das primeiras realizações de meados de Seiscentos à apoteose joanina.
3. A cerâmica: a clássica, o grés, a faiança e a porcelana. Cronologias, dissemelhanças e afinidades e principais centros produtores. Da Grécia à Holanda, passando pela China.
4. A arte dos metais e as suas múltiplas valências. Do mobiliário clássico ao equipamento bélico: durabilidade e possibilidades ornamentais.
5. A produção vítrea no contexto civil. Das pastas romanas aos vidros de Murano. Os esmaltes, as filigranas e as técnicas dos séculos XVII a XIX. As opalinas e o clair de lune de Émile Gallé.
6. Revestimentos pétreos em exteriores e interiores.
7. Têxteis: os tecidos, os tapetes e as tapeçarias. Técnicas e ornamentos