Iconografia

Objetivos

a) Conhecer os autores principais responsáveis pelo desenvolvimento do método iconográfico e iconológico de análise das obras de arte
b) Reconhecer a importância da Iconografia e da Iconologia como áreas complementares ao exame do objecto artístico
c) Identificar fundamentadamente os temas essenciais e suas variantes na História da Arte do Ocidente Europeu
d) Aplicar em casos de estudo nacionais e/ou internacionais esse método analítico
e) Desenvolver um trabalho de pesquisa sobre o tema em análise para ensaiar o método de análise.

Caracterização geral

Código

01100646

Créditos

6.0

Professor responsável

Carla Maria Lagoas Gaspar Varela Fernandes

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

As fontes primárias serão indicadas em sala de aula.

CASTIÑEIRAS GONZÁLEZ, Manuel António - Introducción al método iconográfico. Barcelona, Ed. Ariel, 1998.
GOMBRICH, Ernst - Imágenes simbólicas. Estudios sobre el arte del Renacimiento. Madrid, Alianza Editorial, 1983.
GONÇALVES, Flávio - História de Arte: iconografia e crítica. Lisboa: Imprensa Nacional, 1990.
GRIMAL, Pierre - Dicionário da Mitologia Grega e Romana. Lisboa, Difel, 2009. [1951]
MÂLE, Émile - L’Art Religieux de la Fin du Moyen Âge en France. Étude sur l’iconographie du Moyen Âge et sur ses sources d’inspiration, Paris, Armand Colin, 1925.
PANOFSKY, Erwin. Estudos de Iconologia. Temas Humanísticos na Arte do Renascimento. 2a ed., Lisboa, Estampa, 1995. [1939]
RÉAU, Louis - Iconografía del arte cristiano. Barcelona, Ediciones del Serbal, 2000. [1955-59]
VAN STRATEN, Roelof - An Introduction to Iconography. Symbols, allusions and meaning in the visual arts. Londres, Taylor & Francis, 2007. [1985]

Método de ensino

A metodologia de ensino e a avaliação final da unidade curricular baseiam-se no regime em vigor na FCSH/NOVA. As aulas dividem-se em teóricas e práticas. As aulas baseiam-se em projecções multimédia (e em recursos alojados na internet), além de textos escritos, fornecidos na plataforma Moodle. Tais materiais pedagógicos facilitam o debate interno sobre os conteúdos programáticos e permitem a explicação dos mesmos em sala de aula. Durante as aulas, o estudante tem por isso a possibilidade de aferir, formativamente, os seus conhecimentos, sendo possível também colocar em comum as suas dúvidas e dificuldades.

Método de avaliação

Método de avaliação - participação oral na sala de aula e a assiduidade(10%), um trabalho de investigação(50%), uma frequência (40%)

Conteúdo

I - Introdução à Iconografia: Definição do Conceito. Fontes para o estudo da Iconografia. Objectivos e métodos aplicados à análise de uma obra de arte.
II – A proposta Iconológica: da fase Expressional à fase de Significação Intrínseca ou de Conteúdos
III – A Iconografia do Mundo Antigo
III. 1 - Arte Rupestre: a tradução da memória para a imagem
III. 2 – Arte Egípcia: A imagética da vida depois da morte
III.3 – A Mitologia Greco-Romana e a cultura visual Ocidental

IV – O nascimento do Cristianismo.
IV. 1 - Apropriações iconográficas; novos símbolos e significados Paleocristãos
IV. 2 - O Antigo Testamento e a Iconografia Judaica-cristã
IV. 3 - Os ciclos da Vida de Cristo e da Vida da Virgem
IV. 4 - Hagiografias: intercessões masculinas e femininas

V - Iconografia Islâmica: da iconoclastia passiva à censura severa

VI - Temas de História da Arte
- Alegoria
- Retrato
- Iconografia da Paisagem (Rural e Urbana (Lisboa)

 

 

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: