História da Arte da Antiguidade Clássica

Objetivos

1. Definir Arte Clássica.
2. Reconhecer a existência de um mundo artístico pré­clássico
3. Conhecer a contribuição da Arte do Mediterrâneo pré­clássico na formação da Arte Clássica
4. Integrar a Arte Clássica no seu contexto geográfico e cronológico
5. Conhecer a contribuição grega para a Arte Clássica
6. Compreender as interacções entre Civilização e Arte
7. Conhecer o mundo helenístico
8. Conhecer o mundo etrusco
9. Conhecer a contribuição romana para a Arte Clássica
10. Reconhecer a importância da Arte da Antiguidade Clássica na formação da Arte Ocidental
11. Aplicar os conhecimentos teóricos na elaboração de trabalhos escritos e orais.

Caracterização geral

Código

01102086

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Margarida Simão Tavares da Conceição

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

AAVV. 2010. A Nova História da Arte de Janson. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (9ª ed.). BARLETTA, Barbara A. (2001) 2009.The Origins of the Greek Architectural Orders. Cambridge: Cambridge University Press. BEARD, Mary e John Henderson. 2001. Classical Art from Greece to Rome. Oxford: Oxford University Press. KLEINER, Fred. 2006. A History of Roman Art. Boston: Wadsworth. HENIG, Martin, ed. 1983. A Handbook of Roman Art: A Survey of the Visual Arts of the Roman World. Londres: Phaidon. ONIANS, John. 1988. Bearers of Meaning. The Classical Orders in Antiquity, the Middle ages, and the Renaissance. Cambridge: Cambridge University Press. PEREIRA, Maria Helena da Rocha. 1990. Estudos de História da Cultura Clássica, 2 vol.s. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (2ª ed.). RICHTER, Gisela M. A. (1959) 1994. A Handbook of Greek Art. A Survey of the Visual Arts of Ancient Greece. Londres: Phaidon (9ªed.). VITRÚVIO, ed. e trad. M. Justino Maciel. 2006. Tratado de Arquitectura. Lisboa     

Método de ensino

As matérias serão leccionadas em sessões teóricas expositivas, complementadas pelo comentário de bibliografia e pelos conteúdos da apresentação oral dos trabalhos práticos. As apresentações das aulas serão disponibilizadas em formato PDF.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - a) prova escrita intermédia(20%), b) prova escrita final(50%), b) trabalho prático(30%)

Conteúdo

1. Antecedentes pré-clássicos  1.1. Paleolítico e Neolítico  1.2. As artes das primeiras civilizações: Mesopotâmia  1.3. As artes das primeiras civilizações: Egipto  1.4. Percursores mediterrânicos: civilizações minóica e micénica
2. Arte Grega  2.1. Arquitectura: períodos arcaico, clássico e helenístico. Aspectos construtivos; tipos de edifícios; as ordens arquitetónicas.  2.2. Escultura: kouroi e korai; a grande escultura do período clássico; a tensão escultura helenística
3. Arte Romana  3.1. Urbanismo: modelos militares, cardus e decumanus, o forum, o abastecimento de água.  3.2. Arquitectura: o arco, a abóbada, a cúpula, o opus caementicium. Os grandes equipamentos (basílica, aquedutos, termas, teatros, arenas) e os templos; o coliseu e o panteão de Roma; casa romana.  3.3. Escultura: o retrato entre a República e o Império. O retrato equestre. A escultura narrativa e os grandes monumentos celebratórios (arcos de triunfo). 
4. A redescoberta da Arte Clássica 

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: