História da Arte do Renascimento e do Barroco em Portugal
Objetivos
1.Conhecimento das grandes linhas de desenvolvimento da arte do Renascimento ao Barroco e Rococó em Portugal entre os séculos XV e XVIII. 2.Conhecimento da problemática e dos debates críticos e historiográficos sobre a matéria. 3.Conhecimento e identificação dos aspectos estilísticos e culturais das obras, personalidades e núcleos artísticos mais relevantes do período. 4.Domínio de algumas referências fundamentais da bibliografia, além dos instrumentos críticos indispensáveis ao aprofundamento de qualquer assunto neste campo. 5.Capacidade de escrever um pequeno ensaio sobre estes temas.
Caracterização geral
Código
711061034
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Margarida Simão Tavares da Conceição
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
1.Craveiro, M.L .(2009). A arquitectura “ao romano”. Lisboa: Fabu Editores. 2.Deswarte, S. (1992). Ideias e imagens em Portugal na época dos Descobrimentos. Francisco de Holanda e a teoria da arte. Lisboa: Difel. 3.Kubler, G. (1988). A arquitectura portuguesa chã. Lisboa: Vega. 4.Pereira, J. F .(Org.) (1989). Dicionário da arte barroca em Portugal. Lisboa: Presença. 5.Pereira, P. (Org.) (1995). História da arte portuguesa (Vols. 1-2).Lisboa: Círculo de Leitores. 6.Pimentel, A. F. (1992). Arquitectura e poder. O Real Edifício de Mafra. Coimbra: Instituto de História da Arte. 7.Rodrigues, D. (2009). A pintura num século de excepção.1450-1550. Lisboa: Fabu Editores. 8.Serrão, V. (2009). A pintura maneirista e protobarroca. Lisboa: Fabu Editores. 9.Serrão, V. (2001). O Renascimento e o Maneirismo. Lisboa: Presença. 10.Serrão, V. (2003). O Barroco. Lisboa: Presença. 11. Sobral, L. M. (1996). Do sentido das imagens. Ensaios sobre pintura barroca e a cultura do seu tempo. Lisboa: Estampa
Método de ensino
As matérias serão leccionadas em sessões teóricas expositivas, complementadas pela análise particularizada de obras, comentário de textos e visitas de estudo.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - teste escrito final(40%), teste escrito intermédio(30%), trabalho prático(30%)
Conteúdo
1.Renascimento, Humanismo, Classicismo e Maneirismo.
2.Formulações e aproximações à arte renascentista no século XV. O significado dos painéis de S. Vicente e os equívocos da polémica.
3.As orientações da arquitectura quinhentista e o triunfo do Renascimento na época de D. João III. Os modelos e a cultura arquitectónica “ao romano”.
4.A consciência do clássico na escultura e a intervenção dos escultores franceses.
5.A pintura e os seus principais centros de produção na 1ª metade do século XVI.
6.A arquitectura chã e o Classicismo no tempo de D. Sebastião e Filipe
7.A pintura da “Maniera” e as orientações tridentinas. Personalidades, formulários e realizações.
8.O Barroco e o Rococó no enquadramento estético dos séculos XVII e XVIII em Portugal.
9.A arquitectura entre a continuidade do Estilo Chão e o Barroco: da época filipina ao período de D. Pedro II.
10.A pintura do Protobarroco seiscentista e a diversificação dos géneros.