História da Arte do Renascimento e do Barroco em Portugal

Objetivos

1.Conhecimento das grandes linhas de desenvolvimento da arte do Renascimento ao Barroco e Rococó em Portugal entre os séculos XV e XVIII. 2.Conhecimento da problemática e dos debates críticos e historiográficos sobre a matéria. 3.Conhecimento e identificação dos aspectos estilísticos e culturais das obras, personalidades e núcleos artísticos mais relevantes do período. 4.Domínio de algumas referências fundamentais da bibliografia, além dos instrumentos críticos indispensáveis ao aprofundamento de qualquer assunto neste campo. 5.Capacidade de escrever um pequeno ensaio sobre estes temas.     

Caracterização geral

Código

711061034

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Margarida Simão Tavares da Conceição

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

1.Craveiro, M.L .(2009). A arquitectura “ao romano”. Lisboa: Fabu Editores.  2.Deswarte, S. (1992). Ideias e imagens em Portugal na época dos Descobrimentos. Francisco de Holanda e a teoria da arte. Lisboa: Difel. 3.Kubler, G. (1988). A arquitectura portuguesa chã. Lisboa: Vega. 4.Pereira, J. F .(Org.) (1989). Dicionário da arte barroca em Portugal. Lisboa: Presença. 5.Pereira, P. (Org.) (1995). História da arte portuguesa (Vols. 1-2).Lisboa: Círculo de Leitores. 6.Pimentel, A. F. (1992). Arquitectura e poder. O Real Edifício de Mafra. Coimbra: Instituto de História da Arte. 7.Rodrigues, D. (2009). A pintura num século de excepção.1450-1550. Lisboa: Fabu Editores. 8.Serrão, V. (2009). A pintura maneirista e protobarroca. Lisboa: Fabu Editores. 9.Serrão, V. (2001). O Renascimento e o Maneirismo. Lisboa: Presença. 10.Serrão, V. (2003). O Barroco. Lisboa: Presença. 11. Sobral, L. M. (1996). Do sentido das imagens. Ensaios sobre pintura barroca e a cultura do seu tempo. Lisboa:    Estampa

Método de ensino

As matérias serão leccionadas em sessões teóricas expositivas, complementadas pela análise particularizada de obras, comentário de textos e visitas de estudo.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - teste escrito final(40%), teste escrito intermédio(30%), trabalho prático(30%)

Conteúdo

1.Renascimento, Humanismo, Classicismo e Maneirismo.
2.Formulações e aproximações à arte renascentista no século XV. O significado dos painéis de S. Vicente e os equívocos da polémica.
3.As orientações da arquitectura quinhentista e o triunfo do Renascimento na época de D. João III. Os modelos e a cultura arquitectónica “ao romano”. 
4.A consciência do clássico na escultura e a intervenção dos escultores franceses.
5.A pintura e os seus principais centros de produção na 1ª metade do século XVI.
6.A arquitectura chã e o Classicismo no tempo de D. Sebastião e Filipe
7.A pintura da “Maniera” e as orientações tridentinas. Personalidades, formulários e realizações. 
8.O Barroco e o Rococó no enquadramento estético dos séculos XVII e XVIII em Portugal. 
9.A arquitectura entre a continuidade do Estilo Chão e o Barroco: da época filipina ao período de D. Pedro II.
10.A pintura do Protobarroco seiscentista e a diversificação dos géneros.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: