Cultura e Arte Contemporânea
Objetivos
1) Aprofundar e consolidar os conhecimentos sobre Arte Contemporânea.
2) Cruzar a informação histórica sobre Arte Contemporânea com diferentes perspectivas teóricas.
3) Identificar algumas das orientações e dos debates principais que determinam a produção artística contemporânea.
4) Dominar instrumentos de leitura interdisciplinar adaptados à compreensão das realidades artísticas contemporâneas.
5) Identificar as interacções da Arte Contemporânea com outros domínios da cultura.
Caracterização geral
Código
711061035
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Margarida Duarte Brito Alves
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin; FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind; Art since 1900. Modernism. Antimodernism. Postmodernism. - London: Thames & Hudson, 2004
BATTCOCK, Gregory (editor), Minimal Art. A Critical Anthology. - Berkeley / London: university of California Press, 1995
BURGER, Peter, Teoria da Vanguarda. - Lisboa: Vega, 1993
DUVE, Thierry De, Kant After Duchamp. Cambridge / Massachusetts: MIT Press, 1996
FER, Briony, The Infinite Line. Re-making Art after Modernism. - New haven / London: Yale University Press, 2004
FOSTER, Hal, The Return of the Real. - Cambridge / Massachusetts: MIT Press, 1991
GREENBERG, Art and Culture - Critical Essays. - Boston: Beacon Press, 1989
GROYS, Boris, Art Power. - Cambridge / Massachusetts: MIT Press, 2008
HARRISON, Charles, WOOD, Paul (editors), 1900-2000: Art in Theory - An Anthology of Changing Ideas. - Oxford/ Cambridge: Blackwell Publishers, 2002
Método de ensino
Trata-se de uma unidade curricular que privilegia uma componente expositiva conduzida pela docente, que é complementada pela análise e discussão, em grupo, de textos previamente seleccionados. Pretende-se assim aprofundar e consolidar os conhecimentos adquiridos e garantir o envolvimento crítico e activo dos alunos na discussão das questões fundamentais que estruturam o programa.
Método de avaliação
Método de avaliação - participação dos estudantes nas discussões desenvolvidas nas aulas (10%), um teste final escrito(50%), um trabalho final de investigação(40%)
Conteúdo
1. Charles Baudelaire e a fundamentação do Moderno. Moderno, Modernidade e Modernismo.
2. As transgressões das primeiras vanguardas. Futurismo, Neo-Plasticismo, Abstracção, Suprematismo e Construtivismo.
3. Arte e Política. O “Regresso à Ordem” e o Realismo Socialista.
4. Práticas e discursos da Modernidade no segundo Pós-Guerra. Clement Greenberg e a defesa da “centralidade” da pintura norte-americana nos anos 1940 e 1950.
5. Os desdobramentos das décadas de 1960 e 1970 - Heterodoxias, Minimalismo e práticas “pós-minimalistas”. Dinâmicas performativas e relacionais.
6. A relação entre as primeiras e as segundas vanguardas. As teses de Peter Burger e de Hal Foster.
7. Práticas artísticas contemporâneas - extensões e revisitações.