Estágio de História da Arte
Objetivos
O Estágio envolve um conjunto de actividades desenvolvidas pelos alunos, em ambiente de trabalho profissional, de acordo com um programa supervisionado e avaliado pelo docente. Este programa pode incluir actividades de investigação, redacção, catalogação, inventariação, divulgação dos espólios artísticos, apoio à conservação e exposição das peças. Para aprovação no Estágio, o Aluno tem de cumprir obrigatoriamente um mínimo de 230 horas de trabalho. Os alunos devem reunir-se periodicamente com o Orientador da FCSH e são acompanhados nas suas actividades por um Orientador da instituição de acolhimento.
Caracterização geral
Código
711061049
Créditos
12.0
Professor responsável
Alicia Miguélez Cavero
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 336
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Variável em função da natureza do estágio.
Método de ensino
Anualmente, o docente responsável pelos estágios curriculares procederá a reuniões com os alunos inscritos previamente em estágio, a fim de se encontrarem as soluções mais adequadas à sua realização em instituições, públicas e privadas. Os alunos admitidos a estágio serão orientados, na Faculdade, por um docente a designar anualmente pela Comissão Científica do Departamento de História da Arte, que trabalhará em conjunto com o orientador da instituição de acolhimento do estagiário. Compete ao aluno, durante o estágio, elaborar um diário de estágio, onde deverá constar, obrigatoriamente, a menção a cada uma das sessões de trabalho, bem como o número de horas respectivo e o sumário do trabalho desenvolvido.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
O objectivo maior do Estágio, que corresponde à potenciação do conhecimento teórico adquirido nas restantes unidades curriculares, é plenamente cumprido através da parceria com diversas instituições que têm na promoção, preservação e divulgação das artes a sua missão, desde museus a ateliês, passando por leiloeiras, casas-museu e monumentos. Ali, os alunos desenvolvem actividades que lhes permitem ter um primeiro contacto com o mundo profissional, devidamente apoiado e fundamentado, o que lhes possibilita, por um lado, definir mais claramente um percurso de futuro e, por outro, desenvolver competências complementares fundamentais. Esta é ainda uma forma de manter a articulação universidade-comunidade, potenciado o conhecimento externo da formação proporcionada pelo Departamento e, inversamente, a abertura deste último às reais necessidades e realidades das instituições.