História da Arte do Século XX
Objetivos
1) Conhecer os principais movimentos, propostas e problemáticas que definem a arte e a arquitectura do século XX.
2) Compreender a importância das primeiras vanguardas para a produção artística do século XX.
3) Relacionar as propostas das primeiras vanguardas com os desdobramentos artísticos posteriores.
4) Dominar as questões fundamentais colocadas pela arquitectura modernista e problematizar as suas repercussões e revisões subsequentes.
5) Relacionar a produção artística com os aspectos sócio-económicos, políticos e culturais que caracterizam o século XX.
Caracterização geral
Código
711061053
Créditos
6.0
Professor responsável
Bruno Jose de Sousa Marques
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
ARGAN, Giulio, Arte Moderna. Do Iluminismo aos Movimentos Contemporâneos. - São Paulo: Companhia das Letras, 1992
BENEVOLO, Leonardo, Historia de la Arquitectura Moderna. - Barcelona: Gustavo Gilli, 2005
BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin; FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind; Art since 1900. Modernism. Antimodernism. Postmodernism. - London: Thames & Hudson, 2004
CHIPP, Herschel B. Theories of Modern Art: A Source Book by Artists and Critics. -Berkeley: University of California Press, 1994.
DIDI-HUBERMAN, Georges, Devant l’ Image. – Paris: Minuit, 1990
ELKINS, James, Stories of Art. - New York / London: Routledge, 2002
FRAMPTON, Kenneth, Modern Architecture: A Critical History. - London: Thames & Hudson, 1992
GRENIER, Katherine, Les Anées Pop. - Paris: Centre Georges Pompidou, 2001
HARRISON, Charles, WOOD, Paul (editors), 1900-2000: Art in Theory - An Anthology of Changing Ideas. - Oxford/ Cambridge: Blackwell Publishers, 2002
Método de ensino
Trata-se de uma unidade curricular que privilegia uma componente expositiva conduzida pela docente, complementada pela análise e discussão, em grupo, de textos previamente seleccionados. Pretende-se assim aprofundar e consolidar os conhecimentos adquiridos e garantir o envolvimento crítico e activo dos alunos na discussão das questões fundamentais que estruturam o programa.
Método de avaliação
Método de avaliação - a elaboração e apresentação de um trabalho final de investigação (40%), participação dos estudantes nas discussões desenvolvidas nas aulas (um teste final escrito (10%), um teste final escrito (50%)
Conteúdo
1. O problema da representação. Fotografia versus Pintura.
2. As primeiras vanguardas: continuidades e rupturas. Fauvismo, Expressionismo, Abstracção, Cubismo, Dádá e Surrealismo.
3. O Modernismo na Arquitectura: Racionalismo e Funcionalismo. A Escola de Chicago e as dinâmicas europeias. O Movimento Moderno e a constituição dos CIAMs.
4. Os Realismos entre guerras e os regimes totalitários.
5. As neo-vanguardas: Informalismos e Novas Figurações. A Pop Art e o Nouveau Réalisme. Arte Conceptual e Performatividades.
6. A Arquitectura após a II Guerra Mundial. Modernismo versus Pós-Modernismo.