Inglês para Fins Profissionais

Objetivos

a) ser capaz de escrever o seu próprio CV e resumo
b) saber como responder a um anúncio de emprego e a uma candidatura a cursos
académicos/profissionais
c) ser capaz de lidar com entrevistas realizadas em inglês
d) saber como fazer uma apresentação profissional utilizando inglês
e) ser capaz de apresentar colegas e outras pessoas, saber do abordar
apropriadamente outros profissionais
f) ser capaz de participar ativa, eficaz e apropriadamente em reuniões
g) desenvolver as competências necessárias para escrever com coerência e precisão
textos ligados ao trabalho - relatórios, propostas, emails, actas, resumos e sumários -
utilizando o género e o registo apropriado e com um alto grau de correção linguística
h) ser sensível a e saber lidar com questões e situações interculturais
i) ter consciência do uso do inglês como língua franca em contextos internacionais
e/ou de L2
j) aprofundar as suas capacidades e competências linguísticas.

Caracterização geral

Código

711121069

Créditos

6.0

Professor responsável

Rima Jay Prakash

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Os alunos deverão ter um nível mínimo de B2/C1 de inglês do QERCL.

Bibliografia

Brown, L. ( 2019). The Only Business Writing Book You l'l Ever Need: WW Norton &
CoInterview
Innes, J. (2015). The Cover Letter Book: Pearson Education Limited
Johnson, B. (2019). Practical Presentation Skills : Authenticity, Focus & Strength: John
Murray Press
Jovin, E. (2019). English at Work : Find and Fix your Mistakes in Business English as a
Foreign Language: John Murray Press
Jovin, E. (2019). Essential Grammar for Business : The Foundation of Good Writing:
John Murray Press
Mascull, B. (2011). Cambridge Business Vocabulary in Use (Advanced): Cambridge
Storey, J. (2016). The Art of the Interview: The Perfect Answers to Every Interview
Question (Interview Questions and Answers, Interviewing, Resume, Interview Tips,
Motivational Interviewing, Job Interview): CreateSpace Independent Publishing
Platform

Método de ensino

O curso segue uma metodologia baseada em tarefas e resolução de problemas,
centrando-se sobretudo nas competências de escrever e falar. Cada tema é
precedido por discussão inicial em grupo, baseada na experiência pessoal além de
leituras e/ou visualizações e pesquisa prévias. Seguem-se tarefas personalizadas,
individuais ou em grupo em contextos relevantes. Os resultados das tarefas são
sujeitos à revisão, correção e comentário pelo docente e pelos pares. Recorre-se
frequentemente aos recursos tecnológicos.
A língua de ensino é inglês. Os alunos devem ter um nível mínimo de B2/C1 do
QERCL.

Método de avaliação

Método de avaliação - A avaliação escrita consiste em vários trabalhos feitos ao longo do curso e um trabalho final realizado na aula.(50%), A avaliação oral consiste em entrevistas, role-plays e apresentações(50%)

Conteúdo

O curso abrange as seguintes áreas:
- inglês no local de trabalho
- CVs e resumos; cartas/e-mails de apresentação; personal statements; perfis
públicos (LinkedIn entre outros)
- competências específicas para entrevistas de emprego e/ou ;assessment centres;
reuniões de avaliação de desempenho
- competências e técnicas de apresentação; apresentar em inglês; ler em voz alta e
pronúncia; etiqueta e competências comportamentais em reuniões; questões de
formalidade e adequação a diferentes circunstâncias
- textos escritos: relatórios, propostas, sumários, resumos, ordens de trabalho e
actas; descrição de dados e estatísticas; questões de registo linguístico
- questões interculturais; o uso do inglês como língua franca

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: