Mestrado em História da Arte
Objetivos educativos
1. Adquirir competências de análise da produção artística, da cultura visual e da cultura material;
2. Compreender a especificidade da História da Arte sem deixar de sublinhar a importância dos diálogos que mantém com as demais ciências sociais e humanas;
3. Dominar criticamente os estudos-chave e os principais debates em curso na área de especialização a nível nacional e internacional;
4. Formular e desenvolver uma proposta de dissertação, trabalho de projeto ou estágio com relatório relevante para a área de especialização;
5. Desenvolver competências necessárias a uma investigação de qualidade em História da Arte;
6. Adquirir competências necessárias a um desempenho profissional qualificado nas áreas de educação, investigação, curadoria, comunicação e consultoria, nomeadamente no campo dos museus, do património, da conservação e do turismo cultural.
Caracterização geral
Código DGES
9303
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso, consulte-se as normas regulamentares dos cursos de doutoramento da NOVA FCSH.
Coordenador
Joana Esteves da Cunha Leal
Data de abertura
2021-09-20
Número máximo de admissões
20
Propinas
1200 Euros/ano ou 2500 Euros/ano (para estudantes estrangeiros)
Horários
Presencial Pós-Laboral
Idioma de ensino
Língua Portuguesa
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos/4 semestres
Créditos totais: 120 créditos (60 em unidades curriculares + 60 na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
O aluno realiza 50 créditos no conjunto das unidades letivas oferecidas. O aluno realiza ainda 10 créditos em regime de opção livre (em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo).
No 3.º semestre o aluno realiza obrigatoriamente um seminário de acompanhamento da componente não letiva (5 ECTS).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Competências:
1. Adquirir competências de análise da produção artística, da cultura visual e da cultura material;
2. Compreender a especificidade da História da Arte sem deixar de sublinhar a importância dos diálogos que mantém com as demais ciências sociais e humanas;
3. Dominar criticamente os estudos-chave e os principais debates em curso na área de especialização a nível nacional e internacional;
4. Formular e desenvolver uma proposta de dissertação, trabalho de projeto ou estágio com relatório relevante para a área de especialização;
5. Desenvolver competências necessárias a uma investigação de qualidade em História da Arte;
6. Adquirir competências necessárias a um desempenho profissional qualificado nas áreas de educação, investigação, curadoria, comunicação e consultoria, nomeadamente no campo dos museus, do património, da conservação e do turismo cultural.
Condições de acesso
As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: -ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal; -ser titular de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; -ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.
Regras de avaliação
Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.