Mediação e Educação em Museus
Objetivos
Dominar uma abordagem teórica e prática dos conceitos e experiências curatoriais e pedagógicas contemporâneas, em museus, centros de arte e espaços não convencionais; conhecer, desenvolver e utilizar instrumentos e estratégias concretos que permitam uma prática informada e problematizadora e uma adequada comunicação com uma grande diversidade de públicos.
Caracterização geral
Código
722051317
Créditos
10.0
Professor responsável
Susana Margarida Pinto Gomes da Silva
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a
Bibliografia
BARRIGA, Sara; SILVA, Susana Gomes da (Coord.), (2007), Serviços Educativos na Cultura, col. Públicos, Sete Pés, Porto.
FALK, John H. and Dierking, Lynn D., eds. (1995), Public Institutions for Personal Learning: Establishing a Research Agenda, Washington: American Association of Museums.
FALK, John H. and Dierking, Lynn D. (2000), Learning From Museums: Visitor Experiences and the Making of Meaning, Lanham, New York, Oxford, Walnut Creek: Altamira Press.
HERNÁNDEZ, Fernando (2007). Espigador@s de La cutlura Visual. Otra narrativa para la education de las artes visuais. Octaedro, Barcelona
HOOPER-GREENHILL, Eilean (2007), Museums and Education. Purpose, pedagody and performance, Routledge, London; New York
HOOPER-GREENHILL, Eilean (2007), Museums and Learning in the 21st Century, Routledge, London; New York
SILVA, Susana Gomes da (2009), Para além do olhar: a construção de significados pela educação museal, in Arte/Educação como Mediação Cultural e Social, UNESP, São Paulo.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas, com conteúdos programáticos sintetizados em apresentações power point e na análise crítica de textos da bibliografia.
As aulas práticas focar-se-ão no desenvolvimento de projectos pensados a partir da investigação, diagnóstico e planeamento das suas diversas fases, incluindo a reflexão e a noção de exequibilidade. Deverá também considerar a comunicação, de modo inclusivo, para diversos públicos.
Método de avaliação
Método de avaliação - Participação nas sessões de seminário, contribuindo para o aprofundamento dos temas em estudo (30%), Trabalho individual(70%)
Conteúdo
Mudanças de paradigma e questões contemporâneas; a função educativa do museu ainda faz sentido?; Quem são os públicos?; experiencias, aprendizagens e processos de mediação; Critérios, linhas programáticas, eixos orientadores para desenhar programação; atividades e programas educativos: - formatos e tipologias, ritmos e perfis; Contextos, princípios, tipologias de pensamento e atuação empowerment e ownership; acesso, inclusão e diversidade