Literatura Comparada
Objetivos
Pretende-se desenvolver competências de compreensão e produção, a nível escrito e oral, e consolidar capacidades de reflexão e de argumentação aplicadas ao estudo das relações entre literatura e cinema e à análise fílmica. A capacidade de constituição de relações e problemas teóricos será trabalhada a partir do estudo das obras seleccionadas e do tópico proposto. Particular relevo será dado à discussão teórica, à articulação entre artes e ao diálogo interdisciplinar.
Caracterização geral
Código
01100539
Créditos
6.0
Professor responsável
Clara Maria Abreu Rowland
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
BROWN, Sarah A., Ovid. Myth and Metamorphosis. London: Bristol Classical Press.
CLARKE, Bruce, Allegories of Writing. The Subject of Metamorphosis. Albany: SUNY, 1995.
CLARKE, Bruce, Posthuman Metamorphosis. Narrative and Systems. New York: Fordham U P, 2008.
GROSS, Kenneth, The Dream of the Moving Statue. Ithaca: Cornell UP, 1992.
MASSEY, Irving, The Gaping Pig. Literature and Metamorphosis. Berkeley: University of California Press, 1976.
SAUSSY, Haun (org.), Comparative Literature in an Age ofGlobalization. Baltimore: Johns Hopkins U. P., 2004.
WARNER, Marina, Fantastic Metamorphosis, Other Worlds, Oxford: Oxford UP, 2002.
Método de ensino
Aulas expositivas com componente integrada de discussão. Comentário em aula dos filmes analisados.
Método de avaliação
Método de avaliação - média ponderada de dois exercícios escritos(100%)
Conteúdo
O programa irá concentrar-se sobre textos e objectos que – na literatura, no cinema e nas artes plásticas – explicitamente recorrem à figura da metamorfose, considerando o modo como as metamorfoses do próprio tema permitem interrogar a relação entre arte e transformação. Num primeiro momento, procuraremos identificar alguns dos problemas que a representação artística da mutação da forma levanta, tendo como base as Metamorfoses de Ovídio e as suas recriações; numa segunda parte, analisaremos objectos em que a metamorfose se faz figura de uma interrogação do humano, através de representações de fragmentação, duplicação e alterização do corpo (Gogol, Stevenson, Bergman, Cassavetes) e de confronto com o animal, a máquina e o híbrido (Lispector, Cortázar, Cronenberg, Kafka, Guimarães Rosa, Tourneur).