Culturas dos Países de Língua Portuguesa
Objetivos
a) Desenvolver conhecimento sobre aspetos sociais e culturais respeitantes aos
países de língua portuguesa
b) Ser capaz de reconhecer diferentes paradigmas críticos e as suas mudanças e
transformações nesses contextos
c) Aperfeiçoar técnicas de recolha e seleção de informação em bibliotecas e em
ambiente eletrónico
d) Participar ativamente na discussão das leituras e conteúdos propostos
Caracterização geral
Código
711091110
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Maria Mao de Ferro Martinho Carver Gale
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica.
Bibliografia
A fornecer para cada módulo, com materiais organizados para o efeito.
Apresentamos abaixo apenas algumas leituras de referência.
To be tailored according to weekly discussions.
Leituras gerais / General readings
- Almeida, Miguel V. de. Earth-Colored Sea: Race, Culture And The Politics Of Identity
In The Post-Colonial Portuguese-Speaking World. Oxford & New York: Berghahn
Books, 2004.
- Atlantica: contemporary art from Angola and its diaspora. Lisboa: Hangar, 2018.
- Buala.org
- Carvalho, Ruy Duarte. Vou lá visitar pastores. Lisboa: Cotovia, 1999.
- Comaroff, Jean & John (Eds.). Law and Disorder in The Postcolony. Chicago: U. of
Chicago Press, 2006.
- Mignolo, Walter. Delinking. Cultural Studies 21(2-3), 2007.
- Said, Edward W., Orientalismo. Lisboa: Cotovia, 2004.
Método de ensino
Todas as aulas têm uma componente teórica e prática
A metodologia a seguir em aula apresenta as seguintes características:
- apresentação de materiais de trabalho e de tópicos para estudo;
- discussão alargada desses tópicos a partir de leituras prévias.
Método de avaliação
avaliação é contínua - Participações em aula: 15% Assiduidade: 15%(30%), Teste(35%), Teste ou trabalho(35%)
Conteúdo
. Sociedades póscoloniais
. As periferias urbanas
. Culturas e resistência
. Mulheres e desenvolvimento
. Conservação ambiental e mobilização social
. Arte e conflito
. Comunicação social e liberdade de expressão
. Diversidade linguística