Literaturas Africanas
Objetivos
a) Desenvolver o conhecimento de aspectos literários e epistemológicos respeitantes às sociedades pós-coloniais.
b) Reconhecer diferentes paradigmas críticos e as suas mudanças e transformações.
c) Aperfeiçoar técnicas de recolha e selecção de informação em bibliotecas e em ambiente electrónico.
d) Participar activamente na discussão dos conteúdos e leituras propostos.
Caracterização geral
Código
711091117
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Maria Mao de Ferro Martinho Carver Gale
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
África - literatura, arte e cultura, Linda-a-Velha, 1978-1986
Ashcroft et allii (eds.)The Post-Colonial Studies Reader.London & NY: Routledge, 2003
Carvalho, A. Claridade: Movimento de emancipação cultural e ideológica cabo-verdianas. Língua-Lugar : Literatura, História, Estudos Culturais, (3), 2021
Carvalho, R. D. Vou lá Visitar Pastores. Lisboa: Cotovia, 1999
Chabal, P. A History of Postcolonial Lusophone Africa. London. C. Hurst & Co., 2002
Leite, A.M. Literaturas Africanas e Formulações Pós-coloniais, Lisboa: Colibri, 2003
Medeiros, P.(Org.). Postcolonial Theory and Lusophone Literatures, PSC – Univ. Utrecht. Utrecht, 2007
Rothwell, Phillip, Sexual/Texual Empire: Gender and Marginality in Lusophone African Literature (com H. Owen), Bristol University, 2004
Sanches, M.R.(Org.), Deslocalizar a Europa, Lisboa: Cotovia, Ensaio, 2005.
Tenreiro, F. J. Coração em África, Linda-a-VelhVieira, J.L. Luuanda, 8ª ed.,Lisboa: Ed. 70, 1981
VVAA. A Urgência da Teoria. Lisboa: Tinta da China, 2007
Método de ensino
Todas as aulas têm uma componente teórica e prática.
A metodologia a seguir em aula apresenta as características a seguir enunciadas.
- apresentação de materiais de trabalho e de tópicos para estudo;
- discussão alargada desses tópicos a partir de leituras prévias;
- debates com autores e críticos.
Método de avaliação
Método de avaliação - Participações em aula: 10% Assiduidade: 10%(20%), Teste(40%), Trabalho escrito ou trabalho escrito(40%)
Conteúdo
A - Introdução
Dados sobre Educação, Cultura, Literatura e Artes
Literatura, Diáspora e Sociedade
B - A Literatura escrita em Línguas Africanas e em Língua Portuguesa no contexto Africano Global
Tendências e temas contemporâneos
C - História da Literatura Africana escrita em Língua Portuguesa
Autores e textos dos séculos XIX, XX e XXI
Movimentos geracionais, novas textualidades
D - As Literaturas de Transmissão Oral
Géneros e subgéneros
Antropologia, Etnografia e Literatura
E - A Ficção
Géneros e subgéneros (contos, novelas, lendas, fábulas)
Temas dominantes e questões estilísticas
F - Poéticas
Textos e Autores (poesia e resistência; poesia e cultura)
Tendências contemporâneas