Literatura Latina
Objetivos
Objetivos Gerais:
a) Compreender como se desenvolveu a literatura latina desde os primórdios até finais do principado.(10%)
b) Distinguir as caraterísticas de diferentes géneros, sobretudo aqueles que viriam a ter maior influência no cânone da literatura europeia.(10%)
c) Identificar autores latinos que constituíram uma referência modelar na literatura portuguesa. (10%)
Objetivos Específicos:
d) Ter uma visão diacrónica dos períodos literários. (10%)
e) Reconhecer a individualidade de alguns dos autores em estudo, com base na distinção entre norma e código genérico. (25%)
f) Analisar excertos significativos das obras em estudo.(15%)
g) Estabelecer relações comparativas com obras da literatura portuguesa. (15%)
Objetivos transversais:
h) Pesquisar obras e coleções de referência essenciais para o estudo da literatura latina: histórias da literatura, comentários, traduções em inglês, francês e português e aprender a consultar arquivos de revistas on-line como o JStor. (5%)
Caracterização geral
Código
711091128
Créditos
6.0
Professor responsável
Inês Luísa de Ornellas de Andrade da Silva e Castro
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
CALVINO, I., (2015). “Porquê ler os Clássicos”, in Porquê ler os Clássicos. (Trad. Port.). Lisboa: Publicações D. Quixote, pp.9-16.
CITRONI, M. (2006). Literatura da Roma Antiga. Lisboa: F. C. Gulbenkian.
ELIOT, T.S., (1992). “O que é um clássico?”, in Ensaios escolhidos, Selecção, tradução e notas de Maria Adelaide Ramos. Lisboa: Cotovia, pp.129-146.
GRIMAL, P., (2020). Dicionário da Mitologia grega e Romana. Lisboa: Difel.
FREUDENBERG, K. (1993). Horace on the theory of Satire. Princeton: Princeton U. Press.
OTIS, B. (1966). Ovid as an epic poet. Cambridge: Cambridge U. Press.
ROCHA PEREIRA, M. H., (2002). Estudos de História da Cultura Clássica. Cultura Romana. Lisboa: F. C. Gulbenkian.
WATSON M.C. ed. (1989). The Oxford Companion to Classical Literature. Oxford: Oxford U. Press.
Web Sites:
Classica digitalia
Perseus Digital Library
THEOI GREEK MYTHOLOGIE - Exploring Mythology in Classical Literature & Art
N.B. a par desta é indicada bibliografia suplementar
Método de ensino
As aulas têm uma natureza eminentemente teórico-prática. É utilizado o método direto, com abordagem sequancial. Serão adoptadas traduções portuguesas de qualidade e apenas alguns textos mais breves e alguns excertos são analisados também na língua original, de modo a proporcionar um contacto direto com os originais e léxico específico. Pretende-se que haja uma interacção entre a componente teórica - a exposição de teor histórico-literário e estilístico - e a vertente prática, i.e., a análise de texto. No caso dos discentes que dominem a língua latina, alarga-se o âmbito prático a uma leitura expressiva dos géneros em poesia.
O regime de avaliação: contínua sem exame (exceto alunos ao abrigo de algum regime especial).
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - assiduidade (5%), participação nas aulas, a qualidade dos trabalhos apresentados em sala de aula(30%), resultados de 2 frequências(65%)
Conteúdo
1. Periodização da literatura latina.
1.1 O nascimento da literatura latina: a influência grega.
1.2 A noção de género. Breve panorâmica dos diferentes géneros cultivados em Roma.
1.2.1 Géneros na poesia latina: epopeia, poema didático, elegia, epílio, écloga, sátira, epístola, poema lírico, epigrama.
1.2.2 Géneros na prosa: tratado filosófico e político, prosa histórica, sátira menipeia, romance, tratado técnico, epistolografia, textos de teorização retórica, panegíricos.
2. O teatro: os prólogos das comédias:
2.1 Plauto, Aulularia.
2.2 Terêncio, Heautontimoroumenos.
3. A poesia elegíaca: Catulo e Tibulo.
4. A poesia didática: Lucrécio, De rerum natura.
5. Cícero, De republica.
6. Historiografia: Tito Lívio Ab urbe condita.
7. A teoria literária: Horácio, Arte Poética.
8. A épica:
8.1 Virgílio, Eneida.
8.2 Ovídio, Metamorphoses.
9. Séneca, Ad Lucilium epistulae morales.