Latim III

Objetivos

Gerais:
1. Desenvolver competência recetiva em língua latina que faculte a leitura e a compreensão de textos latinos de maior elaboração. (45%)
Específicos:
2. Aperfeiçoar os mecanismos que permitem a versão do Latim para o Português com vista a uma melhor expressão na língua materna. (20%)
3. Desenvolver competência produtiva em língua latina que faculte o uso das estruturas lexicais e morfo-sintácticas em enunciados de maior elaboração. (10%)
4. Compreender as estruturas morfossintáticas e lexicais do Latim e das línguas românicas, em particular do português, de modo a apreender os principais mecanismos da evolução das línguas derivadas do Latim. (10%)
5. Adquirir conhecimentos da cultura e literatura romanas que facultem a compreensão dos textos lidos/estudados. (5%)
6. Estabelecer relações entre elementos da cultura romana ocorrentes nos textos e elementos da cultura ocidental (5%)
Transversais:
Desenvolver a capacidade de análise crítica.(5%)

Caracterização geral

Código

711091146

Créditos

6.0

Professor responsável

Inês Luísa de Ornellas de Andrade da Silva e Castro

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Latim I e Latim II

Bibliografia

Os textos para análise são distribuídos ao longo do semestre.

BOUET, P., CONSO, D., KERLOUEGAN, F., (1991). Initiation au système de la langue Latine. Paris: Nathan.

CITRONI, M., CONSOLINO, F. E., LABATE, M. et al.,(2006). Literatura de Roma Antiga. Lisboa: F. C. Gulbenkian.

DUBY, G.- PERROT, M. (dir.), (1990). História das Mulheres, vol. I A Antiguidade. Trad. port., Porto: Afrontamento.

ERNOUT, A., (1974). Morphologie historique du latin. Paris: Éditions Klincksieck.

FANTHAM,E. at al., (1994).Women in the Classical World. Image and Text. New York-Oxford: Oxford University Press.

GRIMAL, P., ( 2020). Dicionário da Mitologia grega e Romana. Lisboa: Difel.

MAROUZEAU,J., (1946).Traité de stylistique latine. Paris : Klincksieck.*

PALMER,R.L., (1954).The latin language.London: Faber & Faber.*

ROCHA PEREIRA, M. H.,(1976) Estudos de história da cultura clássica. Cultura Romana (vol. II), Lisboa: F. C. Gulbenkian.

Sítio: Classica digitalia

* online

Método de ensino

Usa-se um método de ensino direto com uma abordagem sequencial. A U.C. é teórico-prática pelo que a estratégia pedagógica assenta numa estrutura sequencial de atividades que mobilizem os alunos por ciclos: realização de exercícios de recapitulação/ou de novos conteúdos, prática de tradução supervisionada e de leitura. As fichas de trabalho com textos para tradução (inscrições e textos literários) e questionário são entregues ao longo do semestre. Parte-se do conhecimento preexistente e procede-se a revisões sistemáticas de fonética, de morfologia e de sintaxe antes da introdução de novos conteúdos. A planificação facultada no primeiro dia de aulas permite um acompanhamento autorregulado. Como se depreende dos objetivos específicos, as competências cognitivas, de atitudes e psicomotoras interligam-se. No final do semestre é sugerida uma autoavaliação.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - 2 frequências(65%), assiduidade (5%), participação nas aulas, de fichas de trabalho(30%)

Conteúdo

Língua:
1.1 Revisão de fonética histórica nominal: fenómenos fonéticos mais recorrentes.
1.2 Os substantivos de declinação irregular.
2. Morfologia histórica:
2.1 Flexão pronominal:
2.1.1 pronomes interrogativos, relativos, indefinidos, demonstrativos e anafóricos (is, ea,id);
2.1. 2 pronomes interrogativos e indefinidos compostos;
2.1.3 os pronomes pessoais.
2.3 Flexão verbal:
2.3.1 formas verbais nominais: o gerúndio, o gerundivo, os supinos activo e passivo, o particípio presente; a particípio passado;
2.3.2 explicação de algumas formas verbais irregulares.
3. Sintaxe:
3. 1 revisão sistemática da parataxe e da hipotaxe;
3.2 as construções sintácticas com o supino;
3.3 as construções sintácticas com o gerúndio.
4. Lexicologia: os processos de formação das palavras: a composição e a derivação.
5. Leitura, tradução e comentário linguístico, estilístico e literário das inscrições
e de textos selecionados tendo por temática: a mulher em Roma - parte I.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: