Pós-Graduação em Gestão e Curadoria da Informação

Objetivos educativos

A Pós Graduação em Gestão e Curadoria da informação tem como objetivo oferecer formação teórica e prática numa área de estudos emergente e formar especialistas com competências que os habilitem a gerir projetos e iniciativas interdisciplinares no domínio da gestão da informação, comunicação e curadoria nas organizações, diagnosticando tendências, analisando evidências, avaliando impactos e o valor dessas atividades para as partes interessadas, compreendendo como distintos contextos e modelos sociopolíticos podem influenciar a produção, aquisição, organização, avaliação e representação da informação. As valências específicas a desenvolver nesta Pós-Graduação compreendem os seguintes aspetos, entre outros:
• Fundamentos, teoria e métodos da Ciência da Informação;
• Formação de base teórica e prática no tratamento, descrição, preservação, recuperação e curadoria de informação em vários suportes, com especial destaque para a informação digital e metadados digitais;
• Formação em gestão e comportamento organizacional, avaliação de desempenho e sustentabilidade e empreendedorismo cultural;
• Reflexão acerca de temas atuais da ética e responsabilidade social da informação - compreensão das Políticas Públicas e governança da informação.

Caracterização geral

Código DGES

E069

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Pós-Graduado

Acesso a outros cursos

Não aplicável.

Coordenador

Paula Alexandra Ochôa de Carvalho Telo

Data de abertura

2021-09-20

Número de vagas

20

Propinas

1600 Euros/ano

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Créditos totais: 60 ECTS (40 créditos realizados no programa de unidades de crédito obrigatórias e 20 créditos no quadro de opções condicionadas A).

(1 ECTS - European Credit Transfer System = 28 horas de trabalho).

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: - Ser titular do grau de licenciado (1º ciclo), ou equivalente legal; - Ser titular de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH; - Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.

Regras de avaliação

Adota-se o regulamento de avaliação em vigor na instituição de acolhimento. Cada unidade curricular descreve detalhadamente os métodos de avaliação. 1) Para a frequência das unidades curriculares da pós-graduação não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.

Estrutura

Obrigatórias
Código Nome ECTS
722051371 Curadoria da Informação: Aquisição e Organização 10.0
02104726 Curadoria da Informação: Preservação e Recuperação da Informação 10.0
02104737 Fundamentos Ciência da Informação 10.0
722051369 Gestão e Comportamento Organizacional 10.0
Opções Condicionadas A
Código Nome ECTS
Opções
02104715 Avaliação de Desempenho em Serviços de Informação 10.0
02104709 Metadados para Objetos Digitais 10.0
Número de ECTS obrigatório: 10
Opções Condicionadas B
Código Nome ECTS
Opções
02104692 Empreendedorismo Cultural 10.0
722051370 Marketing e Comunicação da Informação 10.0
722051380 Políticas Públicas e Governança da Informação 10.0
Número de ECTS obrigatório: 10