Avaliação de Desempenho em Serviços de Informação
Objetivos
- Compreender os principais conceitos, teorias e abordagens sobre a avaliação de desempenho e sustentabilidade;
- Conhecer os principais modelos de avaliação do desempenho;
- Criar / aplicar indicadores de desempenho baseados em normas internacionais;
- Desenvolver competências de avaliação do desempenho adequadas a contextos organizacionais.
Caracterização geral
Código
02104715
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Leonor Borralho Gaspar Pinto
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
International Federation of Library Associations and Institutions (2015) - Toolkit: libraries and the post-2015 development agenda.
The Hague: IFLA. também disponível em: http://www.ifla.org/files/assets/hq/topics/libraries-development/documents/iflapost-2015-a2i-libraries-toolkit-v2.pdf
Matthews, J. R. (2007) - The Evaluation and Measurement of Library Services. Westport, CN: Libraries Unlimited.
Brophy, P. (2006) - Measuring library performance: principles and techniques. London: Facet.
Ochôa, P.; Pinto, L. G. (2015) – Informação e Cultura na Agenda Pós-2015: análise das dinâmicas de convergência na avaliação de impactos. Páginas A&B. 3ª Série, n. 3 (2015), p.37-51.
United Nations (2015) - Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/7891Transforming%20Our%20World.pdf.
Método de ensino
O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais e por trabalho autónomo dos alunos. As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos. Os alunos devem ler o material que é sugerido antes de cada aula. O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos. Podem ainda ser realizados exercícios de simulação em aula ou em contexto organizacional.
Método de avaliação
Método de Avaliação - Assiduidade e Participação(10%), Comentário de textos individual(30%), Trabalho de grupo (apresentação escrita)(45%), Trabalho de grupo (apresentação oral)(15%)
Conteúdo
1.Enquadramento conceptual:
1.1 Da tradição às novas fronteiras na avaliação do desempenho de sistemas de informação;
1.2 Tipos de objetos de avaliação;
1.3 Principais processos e técnicas avaliativas.
2.Modelos de avaliação do desempenho:
2.1 Categorizações;
2.2 Perspetivas e abordagens.
3.Investigação e práticas de avaliação do desempenho em serviços de informação em Portugal:
3.1 A emergência do primado do utilizador;
3.2 A valorização da informação sobre o desempenho;
3.3 Em busca da Qualidade (Total);
3.4 Os modelos integrados.
4.Avaliação de serviços e recursos eletrónicos:
4.1 Linhas de orientação e normas;
4.2 Medidas e indicadores de desempenho;
4.3 Web 2.0: desafios e oportunidades.
5.Sustentabilidade e avaliação:
5.1 Princípios, conceitos-chave e contexto(s);
5.2 Avaliação de políticas, estratégias e dimensões;
5.3 Serviços e produtos de informação "verdes";
5.4 Métricas de sustentabilidade para serviços de informação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: