Fundamentos Ciência da Informação
Objetivos
Fornecer os fundamentos da Ciência da Informação (CI) que permitam ao aluno/a adquirir conhecimentos base e desenvolver competências que lhe permitam posteriormente adquirir um entendimento mais aprofundado dos temas. No final desta UC deverá:
- Compreender os principais conceitos e teorias da CI;
- Identificar e refletir sobre as principais questões que se colocam nos processos de criação, tratamento e uso da informação;
- Conhecer os principais instrumentos de organização do conhecimento.
Caracterização geral
Código
02104737
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Leonor Borralho Gaspar Pinto
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Booth, A.; Brice, A. (Eds.) (2004). Evidence-Based Practice for Information Professionals: A Handbook. London: Facet.
Carlsson, U. & S.H. Culver (eds.) (2013) Media and Information Literacy and Intercultural Dialogue. (pp.175-189) Göteborg: The International Clearinghouse on Children, Youth and Media.
Case, D. O. (2007) - Looking for information: a survey of research on information seeking needs and behaviour. Boston: Academic Press.
Kulthau, C.C. (2004) Seeking meaning: a process approach to library and information services. Westport: Libraries Unlimited.
Smiraglia, R.P. (2001). The nature of “a work”: implications for the organization of knowledge. Lanham, Md; London: Scarecrow Press.
Svenonius, E. (2000). The intellectual foundation of information organization. Cambridge (Massachusetts): The MIT Press.
Taylor, A.G.; Joudrey, D.N. (2008). The Organization of Information. 3rd ed. Libraries Unlimited.
Método de ensino
O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais e por trabalho autónomo dos alunos. As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos. Os alunos devem ler o material que é sugerido antes de cada aula. O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos. Podem ainda ser realizados exercícios de simulação em aula ou em contexto organizacional.
Método de avaliação
Método de Avaliação - Assiduidade e Participação(10%), Comentário de textos individual(30%), Trabalho de grupo (apresentação escrita)(45%), Trabalho de grupo (apresentação oral)(15%)
Conteúdo
1. Ciência da Informação: história, epistemologia e principais teorias.
2. Organização do conhecimento: fundamentos teóricos:
2.1 Condensação; indexação; catalogação; metadados.
3. Representação do conhecimento: princípios, conceitos, normas:
3.1 Instrumentos de representação do conteúdo: esquemas e sistemas de classificação; ontologias; taxonomias; tesauros; controlo de vocabulário;
3.2 Instrumentos de representação do recurso: normas bibliográficas (ISBD; RDA); normas de comunicação de dados (Formatos MARC; Dublin Core; Bibframe);
3.3 Potencialidades e limitações dos instrumentos de representação no contexto da WWW.
4. Culturas de informação. Comportamento informacional. Necessidades e tipologia dos utilizadores. Literacias de informação:
4.1 Disseminação e uso da informação. A linha de investigação baseada nas evidências;
4.2 Estudos inter e transdiciplinares.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: