Gestão e Comportamento Organizacional

Objetivos

A unidade curricular tem como objetivo geral introduzir os estudantes nas problemáticas da gestão das organizações e da análise do comportamento organizacional.
O estudante deverá ser capaz de:

  1. Identificar os conceitos, critérios, dimensões-chave e técnicas de gestão e comportamento organizacional;
  2. Entender os papéis principais nos dias de hoje dos sistemas de informação de gestão numa organização;
  3. Entender os princípios básicos de arquitetura empresarial segundo os principais pontos de vista arquiteturais: estrutura organizacional, tecnologia, serviços e aplicações, processos e informação;
  4. Entender e ser capaz de aplicar as técnicas fundamentais para a execução de uma análise organizacional.

Caracterização geral

Código

722051369

Créditos

10.0

Professor responsável

Paula Alexandra Ochôa de Carvalho Telo

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

ADKINS, L.; LURY, C. (2012). Measure and value. Hoboken: Wiley-Blackwell.
BELTRAMELLO, A.; HAIE-FAYLE, L. & PILAT, D. (2013). Why New Business Models Matter for Green Growth. Paris: OECD Publishing.
Cunha, M. P. et al. (2006). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 6ª Edição Revista e Aumentada. Lisboa: RH editora.
Davis, C.H. & Shaw, D. (2011). Introduction to information science and technology. Medford: Information Today.
Laudon, K. & Laudon, J. (2013). Management Information Systems: Managing the Digital Firm. 13th ed. New Jersey: Prentice Hall. ISBN: 9780273789970.

Método de ensino

O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais, tutoriais e por trabalho autónomo dos/as alunos/as . As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, conceitos, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelas/os alunas/os. O trabalho autónomo dos/as alunos/as deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo a sua aprendizagem autónoma.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Apresentação e discussão de cinco textos(50%), Assiduidade e Participação(20%), Trabalho Individual e/ou de Grupo(30%)

Conteúdo

1. Teoria de sistemas e pensamento holístico; teorias organizacionais:
1.1 Meio envolvente. Organizações como sistemas abertos;
1.2 Motivação. Liderança. Visão, missão e valores;
1.3 Planeamento. Ciclo PDCA;
1.4 Eficiência e eficácia. Qualidade.
2. Fatores críticos de sucesso:
2.1 Alinhamento e conformidade numa organização; o Regulamento Geral de Proteção de Dados Pessoais;
2.2 Cultura organizacional;
2.3 Gestão da mudança;
2.4 Cultura de avaliação de desempenho;
2.5 Capital intelectual. Inovação;
2.6 Igualdade de Género. Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.
3. Tendências emergentes:
3.1. Globalização: oportunidades e ameaças;
3.2 Cultura e estratégia europeia;
3.3 Modelos de negócio e ciência dos serviços;
3.4 Transição para a sustentabilidade.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: