Políticas Públicas e Governança da Informação

Objetivos

  1. Compreender os princípios teóricos e metodológicos para a análise de políticas públicas de Informação;
  2. Compreender o ciclo das políticas públicas de Informação nos modelos de Estado e de Administração;
  3. Fornecer instrumentos e técnicas que permitam intervir no ciclo das políticas públicas e apoiar a Administração no seu desenho, implementação e avaliação.

Caracterização geral

Código

722051380

Créditos

10.0

Professor responsável

Pedro Manuel Pereira Penteado

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

CORNELIUS, Ian. (2010). Information Policies and Strategies. London: Facet.
HARGUINDÉGUY, Jean-Baptiste. (2013). Análisis de políticas públicas. Madrid: Tecnos.
MORAN, Michael (Editor); REIN, Martin (Editor); GOODIN, Robert E. (Editor). (2008). The Oxford Handbook of Public Policy.
(OxfordHandbooks of Political Science) [Paperback].
SÁNCHEZ, Margarita P. (2005). Análisis de políticas públicas. Granada: EUG.
SMALLWOOD, Robert F. (2014). Information Governance: Concepts, Strategies, and Best Practices. West Sussex : Wiley.

Método de ensino

O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais e por trabalho autónomo dos alunos. As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos. Os alunos devem ler o material que é sugerido antes de cada aula. O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Assiduidade e Participação(10%), Comentário de textos (individual)(30%), Trabalho de grupo (apresentação escrita)(45%), Trabalho de grupo (apresentação oral)(15%)

Conteúdo

  1. Políticas públicas e respetivo ciclo. Informação. Património informacional/documental de interesse cultural. Património digital;
  2. Papel do Estado e da Administração;
  3. Estudo científico das políticas públicas. Teorias e modelos;
  4. Ciclo das políticas públicas nos domínios da Informação e do Património:
    • informacional/documental de interesse cultural;
    • Identificação de problemas e definição da agenda política;
    • Formulação/desenho das políticas públicas;
    • Processo de decisão;
    • Processo de implementação. Instrumentos e Direito das políticas públicas;
    • Políticas de informação em contexto organizacional;
  5. Avaliação: ex ante, in itinere, ex post. Inputs, outputs e outcomes. Critérios na avaliação do impacto das políticas públicas.
  6. Atores sociais públicos e não públicos - capacidade de interferência no processo. Atores internacionais e nacionais. Grupos de interesse.
  7. Políticas sectoriais;
  8. Programas e projetos a nível europeu e nacional.
  9. Governança da Informação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: